Justiça reconhece período como aluno aprendiz em cálculo da aposentadoria

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Regional Federal 3ª Região decidiu que o período em que um segurado desenvolveu atividades como aluno aprendiz deve ser reconhecido para fins previdenciários. E determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que considere esse tempo no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição.

No processo julgado pela 9ª Turma do TRF 3, os magistrados avaliaram que o segurado quando trabalhava como aluno aprendiz “ recebia alimentação, assistência médica e odontológica, uniforme, material escolar gratuito”, entre outros  benefícios concedidos aos trabalhadores. E que, por isso, a atividade deve ser computada para fins de aposentadoria.

Os magistrados consideraram a Instrução Normativa INSS/Pres nº 27/2008, que passou a readmitir o cômputo dos períodos de aprendizado profissional realizados nesta condição, até a publicação da Emenda Constitucional nº 20/1998. O segurado acionou o TRF 3 pedindo o reconhecimento do tempo de contribuição depois que  a 1ª Vara Federal de Barretos/SP julgou a solicitação improcedente.

Ao analisar o caso, o relator na Corte, desembargador federal Fonseca Gonçalves, explicou que certidões emitidas por institutos federais do estado de Minas Gerais comprovaram que o homem frequentou os cursos “ginasial agrícola” e “técnico em agropecuária”, entre 1967 e 1974, desempenhando funções de aluno aprendiz.  

O magistrado destacou que seguiu jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e de súmulas do Tribunal de Contas da União e da Turma Nacional de Uniformização (TNU) dos Juizados Especiais Federais, no sentido de que a atividade remunerada nesta condição, mesmo que indiretamente, pode ser computada para fins de aposentadoria.

“O documento indica que a parte autora recebia alimentação, assistência médica e odontológica, uniforme, material escolar gratuito, entre outros”, destacou. Com esse entendimento, os desembargadores integrantes da Turma determinaram ao INSS a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição a partir da data do requerimento administrativo.

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 2 dias
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 2 dias

Vai voadeira, segue viagem

Há 2 dias
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 2 dias

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB