FGTS pode ser liberado para outros tratamentos de saúde, além dos previstos

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Numa decisão que chamou a atenção, magistrados do Tribunal Regional Federal da 3ª Região pacificaram o entendimento de que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também pode ser sacado para outros tratamentos de saúde referentes além da lista de doenças graves que permitem liberação desses recursos.

No julgamento em questão, o TRF 3 autorizou uma mulher a sacar seu FGTS para fazer um tratamento de fertilização in vitro. 

Ela entrou com ação junto à Justiça Federal argumentando que tem dificuldade de engravidar e baixa reserva de óvulos em relação à média das outras mulheres na sua idade. Também comprovou a veracidade das suas informações com laudos médicos e exames.

A posição dos desembargadores federais chamou a atenção, porém não é inédita e já foi observada em julgamentos semelhantes por parte de outros Tribunais, como o TRF 4, em circunstâncias diferentes.

Direitos fundamentais

Os magistrados da Corte autorizaram a liberação do fundo para esse caso específico, por considerarem que, na hipótese, o uso do FGTS vai garantir à jurisdicionada direitos fundamentais, como à dignidade humana, à vida e à saúde.

A decisão a favor da mulher foi concedida inicialmente pela Justiça Federal, mas a Caixa Econômica Federal recorreu, sob a alegação de que o caso da trabalhadora não se encaixa nas hipóteses da lei referente à liberação de recursos do FGTS.

Por meio dos seus advogados, a Caixa ressaltou que o Fundo somente pode ser sacado para custear o tratamento cientificamente comprovado do trabalhador ou seus dependentes para 17 tipos de doenças.

São estas: HIV, neoplasia maligna, estágio terminal decorrente de doença grave, alienação mental, cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, doença de Parkinson e espondiloartrose anquilosante.

Doenças da lista

Além de estado avançado da Doença de Paget, hanseníase, hepatopatia grave, nefropatia grave, paralisia, tuberculose, microcefalia (apenas para dependentes) e transtorno do espectro autista (apenas para dependentes de grau severo).

Os desembargadores federais, entretanto, negaram provimento ao recurso do banco público. O caso ainda cabe recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça. O número do processo não foi divulgado para garantir o sigilo da autora da ação.

Autor

Leia mais

CNJ fixa início da contagem de prazo em citação eletrônica da Fazenda

CNJ estabelece novas regras para pagamento de precatórios e requisitórios (RPV’s)

Há 25 minutos
Justiça do DF determina recálculo de multa cobrada à J&F em acordo de leniência

Justiça do DF determina recálculo do valor de multa estabelecida à J&F durante acordo de leniência 

Há 41 minutos
Justiça processa Nikolas Ferreira por dano moral e manda o X retirar postagens dele contra o PT

TJDFT ordena remoção de post de Nikolas Ferreira que chamou PT de “Partido dos Traficantes”

Há 44 minutos

Corregedor convoca de urgência os TRFs para ação unificada contra o crime organizado no país

Há 51 minutos

Votorantim Cimentos pagará R$ 362 mil por excesso de peso em rodovia de SC

Há 4 horas

STJ define que Vara da Infância deve julgar autorização de viagem ao exterior de menor

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB