STF aplica nova multa ao blogueiro Allan dos Santos por violação de medidas cautelares

STF aplica nova multa ao blogueiro Allan dos Santos por violação de medidas cautelares

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (11/07) aplicar nova multa ao blogueiro e influenciador digital Allan dos Santos por violação de medidas cautelares que proíbem sua participação em redes sociais.

A nova multa estabelecida pelo ministro foi de R$ 15 mil e o valor se soma ao total das multas acumuladas aplicad sa Santos, cujo valor totaliza R$ 7,3 milhões, conforme cálculo apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Na decisão mais recente de Moraes, Allan dos Santos realizou uma nova publicação na rede social X (antigo Twitter) em 2 de julho de 2025. O gesto, conforme enfatizou o magistrado, “configurou mais um descumprimento das ordens anteriormente impostas no âmbito de inquérito que investiga a atuação de uma rede de ataques ao Estado Democrático de Direito”.

Desprezo pelo Judiciário

Moraes apontou, também, que “as condutas do investigado revelam seu completo desprezo pelo Poder Judiciário”, o que justificou a fixação de multa diária para assegurar o devido cumprimento das decisões do STF.

O ministro determinou a intimação de Allan dos Santos para pagamento voluntário da multa no prazo legal, por meio de seus advogados constituídos, e frisou que caso ele não seja localizado, a intimação deverá ocorrer por edital. A decisão também autoriza a execução da multa, com eventual busca e bloqueio de bens.

Foragido

Desde 2021, o blogueiro está com prisão preventiva decretada pelo STF. As medidas cautelares determinadas anteriormente, como o bloqueio de perfis nas redes sociais e a proibição de novas publicações, permanecem em vigor. 

Mesmo assim, conforme ressaltou o magistrado, Santos continua acessando plataformas digitais por meio de perfis alternativos ou novos registros. O está foragido da Justiça brasileira e mora atualmente nos Estados Unidos.

-Com informações do STF 

Leia mais

Tumulto na Câmara: Glauber Braga é retirado à força do plenário e jornalistas denunciam agressão

Há 3 horas

Moraes substitui prisão de Rodrigo Bacellar por tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno

Há 4 horas

Defesas questionam delação de Mauro Cid e pedem absolvição de réus em caso de tentativa de golpe

Há 5 horas
Publicada lei que amplia crimes contra vulneráveis

Lei que endurece penas referentes a crimes sexuais contra vulneráveis entra em vigor

Há 6 horas

Plenário da Câmara vai decidir futuro de Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Ramagem 

Há 8 horas
Deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal

Motta pauta proposta que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB