Honorários advocatícios por equidade em julgamento no STF

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Começa a ser julgado no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal, a partir desta sexta-feira (28/02), recurso sobre a possibilidade de fixação de honorários advocatícios por equidade em causas de valor elevado que tenham como parte a Fazenda Nacional. O recurso trata da interpretação sobre o tema dada pelo Superior Tribunal de Justiça em março de 2022 ao artigo 85 do Código de Processo Civil

Durante julgamento de um recurso especial sob o rito dos processos repetitivos —  cujo entendimento passa a valer para todas as ações que versam sobre o tema no Judiciário —  o STJ decidiu que não deve ser permitida a fixação de honorários advocatícios por apreciação equitativa nas hipóteses de os valores da condenação, da causa ou o proveito econômico da demanda serem elevados.

Além disso, o STJ também estabeleceu que deve ser permitida a fixação apenas quando, havendo ou não condenação, o proveito econômico obtido pelo vencedor for inestimável ou irrisório ou o valor da causa for muito baixo (Tema 1.076/STJ). Com o julgamento, cujo placar foi de sete votos a cinco, os ministros do STJ firmaram a seguinte tese:

“i) A fixação dos honorários por apreciação equitativa não é permitida quando os valores da condenação, da causa ou o proveito econômico da demanda forem elevados. É obrigatória nesses casos a observância dos percentuais previstos nos §§ 2º ou 3º do artigo 85 do CPC – a depender da presença da Fazenda Pública na lide -, os quais serão subsequentemente calculados sobre o valor: (a) da condenação; ou (b) do proveito econômico obtido; ou (c) do valor atualizado da causa.

ii) Apenas se admite arbitramento de honorários por equidade quando, havendo ou não condenação: (a) o proveito econômico obtido pelo vencedor for inestimável ou irrisório; ou (b) o valor da causa for muito baixo”. 

O caso, a partir de agora, será definido de uma vez por todas nos termos do Tema 1.255 do STF, a ser consolidado com esse julgamento.

Autor

Leia mais

recesso forense

Recesso forense suspende prazos processuais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro

Há 17 horas
Equipe do esquadrão antibomba tentando desmontar artefato

STF torna  réus, acusados de tentar explodir bomba perto do aeroporto de Brasília em 2022 

Há 20 horas
Ex-presidente Jair Bolsonaro

PF divulga conclusão de perícia que atesta necessidade de Bolsonaro fazer cirurgia

Há 20 horas
Ministro Alexandre de Moraes, do STF

Moraes rejeita os últimos recursos apresentados pelas defesas de Bolsonaro, Heleno e Ramagem

Há 20 horas
Dinheiro apreendido num flat do deputado Sóstenes Cavalcante

Quem é quem na rede de suspeitas que pesa sobre os deputados do PL investigados pelo STF

Há 21 horas
Funcionários dos Correios sentados, separando cartas durante o expediente.

Servidores dos Correios estão em greve, mas TST determina que 80% do efetivo seja mantido neste período natalino

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB