STF julgará admissibilidade da denúncia do Núcleo 4 do golpe na próxima semana; credenciamento de imprensa está aberto

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quarta-feira (30) o período de credenciamento para jornalistas que desejam cobrir o julgamento da admissibilidade da denúncia do Núcleo 4 da Petição (Pet) 12100, que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado. Os veículos de comunicação têm até às 12h da próxima segunda-feira (5) para manifestar interesse junto à Secretaria de Comunicação Social da Corte.

O julgamento será realizado pela Primeira Turma do STF e terá início na próxima terça-feira (6), com sessões previstas para às 9h30 e às 14h. Se necessário, os trabalhos continuarão na quarta-feira (7), a partir das 9h30, para concluir a análise da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Sete acusados no banco dos réus

No Núcleo 4 da investigação estão sete acusados, entre militares da reserva, oficiais da ativa e civis. A lista de denunciados inclui os majores da reserva do Exército Ailton Gonçalves Moraes Barros e Ângelo Martins Denicoli; o coronel do Exército Reginaldo Vieira de Abreu; o tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida; o subtenente Giancarlo Gomes Rodrigues; o agente da Polícia Federal Marcelo Araújo Bormevet; e o engenheiro Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal.

Restrições de acesso e transmissão

A cobertura jornalística terá regras específicas. O credenciamento será realizado tanto para profissionais que desejam acompanhar o julgamento dentro do plenário quanto para aqueles que ficarão na área externa do tribunal.

Haverá uma televisão transmitindo a sessão para os jornalistas que não conseguirem acesso direto à Primeira Turma. Cinegrafistas e fotógrafos não terão permissão para entrar na sala de sessões, devendo utilizar as imagens disponibilizadas pela própria Secretaria de Comunicação no Flickr oficial do STF.

Transmissão ao vivo

O julgamento será transmitido ao vivo pela TV Justiça, com possibilidade de captação do sinal pelas emissoras interessadas. Também estará disponível nos canais do YouTube da TV Justiça e do próprio STF, garantindo ampla publicidade ao processo.

Como se credenciar

Os veículos de imprensa devem enviar os seguintes dados para [email protected]: nome completo do profissional, RG, CPF, nome do veículo e função. Os profissionais credenciados deverão chegar pela tenda montada entre o estacionamento do STF e o edifício-sede.

Restrições de circulação

Nos dias do julgamento, mesmo os jornalistas setoristas terão restrições de circulação, não podendo transitar nos corredores dos gabinetes nem na garagem do tribunal. Apenas setoristas com credencial interna manterão acesso ao comitê de imprensa durante o período do julgamento.

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 17 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB