Ministro LKuiz Fiux, integrante da Primeira Turma do STF

STF retoma julgamento sobre cobrança da CIDE em remessas de tecnologia ao exterior

Há 3 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Carolina Villela

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a discutir nesta quarta-feira (6) a validade da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) sobre remessas financeiras ao exterior para contratos de transferência de tecnologia. A análise faz parte do julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 928943, que já teve a repercussão geral reconhecida pela Corte.

O ministro Luiz Fux, relator do caso, votou pela validade da CIDE tecnologia como instrumento de estímulo à inovação tecnológica nacional. No entanto, propôs limitar a cobrança apenas a serviços efetivos de transferência de tecnologia, excluindo remessas por direitos autorais ou exploração de software sem transferência tecnológica.

Caso Scania expõe principais questionamentos

O caso analisado pelo STF envolve a Scania Latin America, que contesta a cobrança da CIDE sobre operações de compartilhamento de custos de pesquisa e desenvolvimento com sua matriz sueca. A empresa argumenta que suas remessas não configuram efetiva transferência de tecnologia, mas apenas rateio de despesas corporativas.

Um dos principais argumentos da montadora refere-se ao desvio de finalidade dos recursos arrecadados. A Scania sustenta que, embora a lei determine que 100% da contribuição seja aplicada em fundos de desenvolvimento tecnológico, na prática os recursos têm sido direcionados para outros setores da administração pública.

Histórico e objetivos da contribuição

A CIDE foi instituída em 2000 pela Lei 10.168, com o objetivo específico de estimular o desenvolvimento tecnológico brasileiro através do financiamento de programas de pesquisa e inovação. O tributo incide sobre remessas ao exterior decorrentes de contratos que envolvam uso, aquisição ou transferência de tecnologia, bem como sobre royalties e assistência técnica.

Os recursos arrecadados deveriam, por determinação legal, ser integralmente destinados a fundos de desenvolvimento científico e tecnológico, promovendo a autonomia tecnológica do país.

Autor

Leia mais

Aeroporto JFK, em Nova York

EUA cancelam voos por falta de pessoal devido ao ‘shutdown’ do governo

Há 42 minutos
Zohran Mamdani, prefeito eleito de Nova York

Mamdani adota tom firme após vitória e promete taxar os mais ricos

Há 47 minutos
Senado aprova PL que define novos critérios para decretação de prisão preventiva

Senado aprova isenção do IR para salários de até R$ 5 mil

Há 52 minutos

Blogueiro Allan dos Santos é condenado pelo TJSP a indenizar cineasta por danos morais, por vídeo com xingamentos

Há 13 horas

STF adia julgamento sobre lei orçamentária da Paraíba que trata de emendas parlamentares

Há 13 horas
Lula segura nome para STF, mas indica dois generais para vagas no STM

Lula segura nome para STF, mas indica dois generais a vagas de ministros do STM

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB