Em decisão unânime, STF mantém punição de envolvidos em rinhas de galo

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal consideraram constitucional a lei 12.854/03, de Santa Catarina, alterada pela lei 18.116/21, que determina que organizadores, proprietários, criadores, adestradores, comerciantes e espectadores envolvidos em eventos de maus-tratos a animais, como rinhas de galos, sejam punidos com multas, por exemplo.
 
Na ADIn 7056 (https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=6325760), a Associação Nacional dos Criadores e Preservadores de Aves de Raça Combatentes,  argumentou que a lei excede os limites da competência estadual e viola princípios constitucionais como o da presunção de inocência e a legalidade penal estrita, já que configura responsabilidade objetiva ao punir criadores de animais sem que tenham participação direta nas infrações.
 
Para o relator do caso, ministro Dias Toffoli, que negou a ação, a norma questionada aprofunda a concretização dos princípios constitucionais referentes à vedação à submissão de animais a atos de crueldade. “O dispositivo em nada afronta as normas gerais editadas pela União acerca da matéria, estando, na verdade, em sintonia com a legislação federal. A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98) considera crime os maus-tratos contra animais – do que é exemplo a submissão de animal a rinha ou combate.”

Segundo Toffoli, o dispositivo questionado não impõe responsabilidade objetiva, porque o objetivo da norma é coibir a prática de rinhas, promovendo a punição daqueles que participam diretamente ou facilitam a realização de eventos que envolvem maus tratos aos animais. O relator também destacou que a referência aos criadores na lei deve ser interpretada como aplicável apenas àqueles que utilizam seus animais para essas práticas ilegais, não abrangendo criadores que atuam de maneira legal.
 
O julgamento, que ocorreu no plenário virtual, terminou na sexta-feira(27/09).
 
 

Autor

Leia mais

Ministor Flávio Dino, do STF

STF proíbe emendas de Eduardo Bolsonaro e Ramagem por ausência no país

Há 52 minutos
Michelle Bolsonaro detona aliança com Ciro gomes diante de André Fernandes

Aliança do PL com Ciro Gomes no Ceará é suspensa após embate entre Michelle e filhos de Bolsonaro

Há 2 horas
O Ministro Gilmar Mendes discursa na abertura do XIII Fórum de Lisboa

STF vive impasse sobre limitar impeachment de ministros após decisão de Gilmar Mendes

Há 2 horas
Senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Senado

Sabatina de Jorge Messias fica para 2026

Há 2 horas
A foto mostra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em julgamento no plenário da Corte. Ele é um homem branco e careca.

Moraes estabelece regras para visitas a condenados por tentativa de golpe

Há 13 horas
TSE autoriza mudança de nome do PMB para ‘Democrata’

TSE autoriza mudança de nome do ‘Partido da Mulher Brasileira (PMB)’ para ‘Democrata’

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB