STJ limita responsabilidade de banco digital em caso de golpe

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que não houve falha na prestação de serviço de um banco digital em um episódio no qual estelionatários usaram uma conta digital para receber pagamentos de vítimas do “golpe do leilão falso”. A abertura da conta e as operações bancárias, no caso dessas contas, são feitas exclusivamente pela internet.

O colegiado entendeu que se a instituição cumpre com o seu dever de verificar e validar a identidade e a qualificação dos titulares da conta, além de prevenir a lavagem de dinheiro, não há defeito na prestação do serviço. Por outro lado, se houver comprovação do descumprimento de diligências relacionadas à abertura da conta, está configurada a falha no dever de segurança.

No caso julgado, um homem acreditou ter arrematado um veículo em leilão virtual e pagou boleto no valor de R$ 47 mil emitido por um banco digital. Após efetuar o pagamento e não receber o carro, o homem percebeu que havia sido vítima do “golpe do leilão falso”, fraude em que estelionatários criam um site semelhante ao de empresas leiloeiras verdadeiras para enganar compradores.

A vítima ajuizou uma ação indenizatória por danos materiais contra o banco digital, sustentando que a facilidade excessiva na criação da conta bancária permitiu que o golpe fosse aplicado pelos estelionatários. A ação foi julgada improcedente em primeira instância, com sentença mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Para o TJSP, além de a abertura da conta ter seguido os procedimentos definidos pelo Banco Central, o autor do processo não teria agido com cautela ao se deixar enganar por uma oferta que era 70% inferior ao valor de mercado do veículo.

Ao STJ, a vítima argumentou que houve fortuito interno do banco, pois não teriam sido adotadas as medidas de segurança para evitar que estelionatários abrissem a conta digital. Segundo a vítima, o banco deveria ter observado que a transferência realizada por ele era de valor elevado, considerando os padrões daquela conta bancária.

 

Autor

Leia mais

Bolsonaro soluça

Bolsonaro tem crise de soluço na prisão e recebe atendimento médico

Há 2 horas
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deptados

Pressionado, Hugo Motta desengaveta projeto que combate devedor contumaz

Há 2 horas
Refinaria de Manguinhos, do grupo REFIT, maior sonegador de impostos do País

Grupo Refit é alvo de operação que investiga fraude fiscal de R$ 26 bilhões

Há 2 horas
Em vigor lei que converte prisão em flagrante para preventiva

Sancionada lei sobre conversão de prisão em flagrante para preventiva e permite coleta de DNA de presos em alguns casos

Há 12 horas
Valdemar da costa Neto e Jair Bolsonaro com a bandeira do PL ao fundo

PL suspende salário e atividades partidárias de Bolsonaro após prisão

Há 14 horas

STF: ministros divergem sobre “estado de coisas inconstitucional” sobre racismo estrutural

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB