A foto mostra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ele é um homem branco com cabelos castanhos escuros.

Tarcísio desiste de disputar Presidência e declara apoio a Flávio Bolsonaro

Há 2 horas
Atualizado terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Governador de São Paulo reafirma lealdade a Bolsonaro e diz que senador agora tem responsabilidade de “pensar o Brasil”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (8) que não pretende concorrer à Presidência da República em 2026. Em vez disso, declarou apoio à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que conseguiu o endosso do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Tarcísio afirmou que sua lealdade ao ex-presidente é “inegociável” e que Flávio contará com seu apoio. A declaração foi dada após evento oficial em Diadema (SP), onde o governador também reconheceu que ainda é cedo para avaliar se a escolha do nome de Flávio foi a mais estratégica para o campo da direita.

Aliança com Bolsonaro pesou na decisão

Tarcísio vinha condicionando sua eventual candidatura presidencial ao aval de Jair Bolsonaro. Com a escolha de Flávio como pré-candidato, o governador paulista aproveitou a oportunidade para assumir-se candidato à reeleição em São Paulo, o que já era esperado pelos aliados e analistas políticos.

“O presidente Bolsonaro é uma pessoa que eu respeito muito. Sempre disse que eu ia ser leal ao Bolsonaro, que eu sou grato ao Bolsonaro”, afirmou. Tarcísio também mencionou que Flávio tem agora a missão de discutir o futuro do país. “A responsabilidade que recai sobre os ombros dele agora é pensar o Brasil”, declarou.

Disputa com múltiplos nomes deve marcar eleição

Tarcísio, no entanto, ponderou que a disputa presidencial será fragmentada, com diversas candidaturas no campo da direita. Citou, entre os nomes postos, os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Júnior (PSD-PR), que já demonstraram interesse em disputar a presidência.

Segundo ele, a multiplicidade de nomes pode ser benéfica para o campo oposicionista. “Vamos ter vários candidatos, vários projetos que vão convergir em um candidato no segundo turno. Até em termos de estratégia eleitoral isso é positivo”, avaliou o governador.

Críticas ao PT e defesa de um novo projeto para o país

Além de confirmar o apoio a Flávio Bolsonaro, Tarcísio usou seu discurso para criticar os governos petistas e defender uma nova agenda para o Brasil. Segundo ele, o país vive um esgotamento institucional e enfrenta estagnação por falta de liderança e planejamento de longo prazo.

“O que a gente precisa é afastar o que está aí. Não deu certo, está obsoleto. Há 40 anos discutimos a mesma coisa e não temos uma perspectiva. Estamos indo numa direção errada”, disse, ao defender um debate centrado nas raízes do atraso nacional.

O governador afirmou que o debate eleitoral deve priorizar questões estruturais, como reformas e projetos de desenvolvimento. “Durante muitos anos deixamos de pensar o futuro”, argumentou.

Autores

Leia mais

Deputado Antônio Carlos Rodrigues (PL/SP)

Relator mantém texto do Senado sobre devedor contumaz para garantir aprovação ainda em 2025

Há 2 horas
Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, preso pela PF

Alerj revoga prisão de Rodrigo Bacellar, mas STF ainda pode impor medidas cautelares

Há 2 horas

Recorde de processos por feminicídio acende alerta no Judiciário brasileiro

Há 13 horas
Presidente do STJ critica mudanças constantes de assessores nos gabinetes da Corte

“Nomadismo de assessores pode estar associado ao crime organizado”, dispara Presidente do STJ

Há 14 horas

STJ determina cancelamento de registro de indiciamento quando provas são anuladas

Há 14 horas

Pesquisa com 71 mil advogados jovens revela principais desafios no início da carreira

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB