Toffoli arquiva processos de Campos Neto em caso de offshores

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento  de três processos administrativos contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nos casos relacionados à posse de offshore no exterior. Os procedimentos são analisados na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República.

Na decisão, publicada nesta terça-feira (03.09),, Toffoli destacou que cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) abrir inquérito sobre o caso. A PGR já tinha arquivado o caso na esfera criminal. “Ante o exposto, julgo procedente o pedido para determinar o trancamento dos procedimentos administrativos éticos”, decidiu o ministro.

Os processos foram instaurados após divulgação de documentos do consórcio denominado “Pandora Papers”, a partir do vazamento de dados de empresas estrangeiras. Conforme os documentos, Campos Neto era sócio de investidor de empresas em paraísos fiscais.

Os processos começaram após o senador Randolfe Rodrigues (PT) apresentar Notícia-Crime contra o presidente do Banco Central e o então ministro da Economia, Paulo Guedes. Entre os argumentos, o parlamentar apontou que haveria conflito de interesses, violação ao Código de Conduta da Alta Administração Federal e improbidade administrativa.

Na petição, a defesa de Campos Neto argumentou que já havia demonstrado à PGR que não teria ocorrido a prática dos crimes citados, já que o presidente do Banco Central não efetuou novos aportes, investimentos ou repatriou recursos que se encontram no exterior. Alegou também que ele declarou integralmente os recursos à Receita Federal, ao Banco Central e à Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Autor

Leia mais

Conflito toffoli X PF

Novas medidas da PF e MP contra Vorcaro podem explicar irritação de Tóffoli

Há 58 minutos
Ministro do STF Dias Toffoli ficado no julgamento

Compliance Zero: Toffoli repreende PF por não cumprir ordem judicial e manda recolher provas ao STF

Há 2 horas
Ministra Carmen Lúcia. do STF

STF valida busca sem mandado em casa de suspeito de tráfico de drogas

Há 3 horas

Provedor é condenado por invasão de conta e exposição de conteúdo íntimo

Há 4 horas

Secretária que recusou transferência tem direito a estabilidade por acidente de trabalho

Há 4 horas

STJ permite impenhorabilidade de imóvel hipotecado antes de união estável

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB