TST cria secretaria para gestão de processos

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Superior do Trabalho tem uma nova área em sua estrutura administrativa: a Secretaria-Geral de Gestão de Processos. A mudança é um dos primeiros atos do novo presidente do Tribunal, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, com o objetivo de contribuir para melhor eficiência na gestão dos autos que chegam à Corte, reduzindo o número de processos pendentes de julgamento.

Dentre as atribuições da nova secretaria estão a realização de triagens, o exame da admissibilidade prévia dos recursos e a identificação antecipada de casos repetitivos ou de questões jurídicas controvertidas que possam facilitar os procedimentos para uniformização de jurisprudência — técnicas de gestão que vêm sendo constantemente aprimoradas pelos tribunais nos últimos anos. Entre ministros e servidores, as medidas são consideradas positivas, pois tendem a agilizar os trabalhos do Tribunal.

A nova secretaria será integrada pela Secretaria de Admissibilidade Recursal, criada no mesmo ato; pela Secretaria de Gestão de Precedentes (anteriormente vinculada à Presidência); e pela Assessoria de Apoio e Inovação Tecnológica (antiga Coordenadoria de Processos Eletrônicos do TST).

Aumento contínuo

No ato que alterou a estrutura da mais alta Corte trabalhista do país, o presidente do Tribunal destacou que tem sido observado um aumento contínuo do acervo do TST, hoje com mais de 614 mil processos. O crescimento de janeiro de 2024 até agora, faltando dois meses para o ano terminar, foi de 12,2% em relação a 2023.   

 
Corrêa da Veiga enfatizou ainda que tomou a decisão de fazer a mudança devido à necessidade premente de se mapear as demandas que chegam ao Tribunal, para que seja possível nortear ações que levem à redução da litigiosidade. Assim como definir novas ações que “incentivem e desenvolvam soluções para favorecer o sistema de precedentes, em benefício da segurança jurídica”. 
 
“Além disso, a criação de uma unidade administrativa voltada exclusivamente à gestão dos processos ajudará a reduzir a sobrecarga de trabalho dos gabinetes, por meio da racionalização da distribuição de processos, do aumento do quantitativo de processos solucionados e da valorização do sistema de precedentes qualificados”, destacou.

 
 

Autor

Leia mais

O advogado Henrique Neves, ex-ministro do TSE

A Democracia Reativa: Uma entrevista com Henrique Neves

Há 5 horas
Logo do CNJ na fachada da sede do conselho

CNJ determina a tribunais regulamentação de oficiais de justiça como incentivadores da conciliação

Há 6 horas
foto dos seus acusados na AP 2693 considerado o nucleo 2 da tentativa de golpe de Estado

Em 2025, o STF condenou cinco réus do Núcleo 2 acusados de elaborar a minuta do golpe e planejar a operação Punhal Verde Amarelo.

Há 7 horas

Supremo decreta prisão de Silvinei Vasques após fuga durante o Natal

Há 8 horas
Deputada Carla Zambelli

Carla Zambelli: condenada, foragida, sem mandato palamentar e presa na Itália, aguarda extradição

Há 9 horas

Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai ao tentar fugir

Há 9 horas
Maximum file size: 500 MB