Alcolumbre diz que ocupação do Congresso é criminosa. Para Hugo Motta, diálogo e respeito são fundamentais.

Há 2 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, convocou uma reunião de líderes parlamentares para retomar as atividades legislativas regulares após a ocupação das mesas diretoras das casas do Congresso Nacional. Em nota divulgada nesta segunda-feira (5), o senador classificou a ocupação como “exercício arbitrário das próprias razões” e defendeu o retorno do diálogo entre as correntes políticas.

A ocupação das mesas diretoras inviabilizou o funcionamento normal das atividades parlamentares. Alcolumbre considerou a ação como algo “inusitado e alheio aos princípios democráticos” do país.

O presidente do Congresso fez um apelo público pela serenidade e cooperação entre os parlamentares. Segundo ele, é necessário retomar os trabalhos com “respeito, civilidade e diálogo” institucional.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também se manifestou. Em publicação nas redes socais, ele afirmou que acompanha a situação em Brasília “desde as primeiras horas do dia de hoje, inclusive o que vem acontecendo agora à tarde no plenário da Câmara”.

Motta disse que determinou o encerramento da sessão do dia de hoje e que convocará para esta quarta-feira (6),uma reunião de líderes para tratar da pauta, “que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional. O Parlamento deve ser a ponte para o entendimento”, concluiu.

Defesa das instituições democráticas

Na mesma nota, Alcolumbre reafirmou o compromisso do Parlamento com a defesa das instituições nacionais. O senador destacou que o Congresso permanece “atento e unido na defesa dos interesses nacionais”.

O presidente também mencionou questões de política externa, citando medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos. Segundo a nota, o Senado tem atuado através da Comissão Temporária Externa para buscar soluções equilibradas.

“O caminho da cooperação internacional deve prevalecer, com o objetivo de restabelecer a confiança mútua”, declarou Alcolumbre na nota oficial à imprensa.

Reunião busca retomada das atividades

A reunião de líderes tem como objetivo principal garantir que todas as correntes políticas possam se expressar legitimamente. O encontro deve estabelecer condições para o retorno das sessões normais no Senado e na Câmara.

Alcolumbre enfatizou que o Parlamento tem “obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro”. A paralisação das atividades prejudica a tramitação de projetos importantes para a população.

O presidente reforçou ainda a importância do fortalecimento das instituições, especialmente do Poder Judiciário. Segundo ele, este é “elemento essencial para a preservação da soberania nacional, que é inegociável”.

Cooperação entre os poderes

O documento oficial destaca que o Parlamento acompanha os desdobramentos em conjunto com o Executivo e o Judiciário. O objetivo é assegurar a proteção da economia nacional e a defesa das instituições democráticas.

Alcolumbre reafirmou que o Congresso Nacional “não admite interferências na atuação dos nossos Poderes”. A declaração reforça o princípio da independência entre os poderes constitucionais do país.

Autor

Leia mais

PGR e CFOAB destacam defesa da democracia em sessão solene de posse no STF

É inválida regra que impõe teto para comissões concedidas aos empregados

Regra que impõe teto para comissões concedidas aos empregados não tem validade

Fachin assume presidência do STF e do CNJ em cerimônia com presença de Lula e lideranças do Congresso

Fachin, Moraes e Barroso recepcionam Lula juntos em clima descontraído no STF

Justiça mantém interdição de áreas de circulação no Aeroporto de Congonhas

Moraes autoriza progressão de Daniel Silveira para regime aberto com uso de tornozeleira

Maximum file size: 500 MB