Após vista, análise sobre convenções partidárias é suspensa

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O julgamento no Supremo Tribunal Federal de ação que discute entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) favorável a que convenções partidárias possam ser presididas por pessoas com direitos políticos suspensos – devido à condenação por improbidade administrativa – foi suspenso, nesta sexta-feira (22/11), após pedido de vista do ministro Flávio Dino. 

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 824), o partido Solidariedade alega que a “viragem jurisprudencial” do Tribunal sobre a matéria, em dezembro de 2020, teria interferido nas eleições municipais realizadas naquele ano. Sustenta, ainda, que houve ofensa aos princípios da anualidade eleitoral e da segurança jurídica. 

O relator da ação, ministro Nunes Marques, julgou o pedido improcedente. Em 2021, o ministro indeferiu pedido de liminar do Solidariedade para suspender a mudança de entendimento do TSE que permitiu a possibilidade de convenções partidárias serem presididas por pessoas com direitos políticos suspensos.

Na avaliação de Nunes Marques, antes não havia um entendimento consolidado ou pacífico no TSE para que fosse caracterizada a “viragem jurisprudencial”.

 
 
 
 

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 21 horas
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 22 horas

Vai voadeira, segue viagem

Há 22 horas
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 24 horas

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 1 dia

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB