Luis Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ

“Notícias são estarrecedoras”, diz Barroso sobre plano golpista

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, classificou como “estarrecedoras” as notícias sobre o plano para um golpe de Estado, investigado pela Polícia Federal. Segundo o ministro, o país esteve muito próximo do inimaginável. 

“Nós amanhecemos com notícias estarrecedoras sobre uma possível tentativa de golpe que teria ocorrido no Brasil após as últimas eleições presidenciais. As investigações ainda estão em curso e é preciso aguardar a sua evolução. Mas tudo sugere que estivemos mais próximos do que imaginávamos do inimaginável”, afirmou.

As declarações foram feitas nesta terça-feira (19/11), durante sessão ordinária do Conselho Nacional de Justiça, que é presidido por Barroso. O ministro ressaltou que o golpismo e o atentado contra as instituições representam a “expressão de um sentimento antidemocrático e do desrespeito ao Estado de Direito. Nós estamos falando de crimes previstos no Código Penal”.

Barroso afirmou também que o país já superou os ciclos do atraso, “mas é preciso empurrar para a margem da história comportamentos como esses que estão sendo noticiados pela imprensa, que são uma desonra para o país”.

O presidente do STF destacou, ainda, a independência e autonomia das instituições. “A investigação está sendo conduzida com muita seriedade pela Polícia Federal. Temos uma Procuradoria-Geral da República independente e o Poder Judiciário vai julgar conforme as leis e a Constituição”, concluiu.

Nesta terça-feira (19/11), a Polícia Federal realizou a operação Contragolpe para desarticular uma organização criminosa que planejou um golpe de Estado e as execuções do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O objetivo era impedir a posse de Lula em janeiro de 2023. Quatro militares do Exército Brasileiro e um policial federal foram presos.

 
 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB