Cármen Lúcia diz que TSE dará resposta rápida à denúncia de Boulos

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, afirmou que a Justiça Eleitoral dará uma resposta rápida à notícia- crime protocolada por Guilherme Boulos (PSOL) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na manhã deste domingo, sem apresentar provas, Tarcísio disse que o PCC teria orientado e incentivado votos em Boulos, na capital paulista. O candidato do Psol acionou a Justiça Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal contra o governador de São Paulo.

A ministra confirmou que a Justiça Eleitoral já tem ciência sobre a notícia-crime, embora não tenha citado o nome dos envolvidos.  “A Justiça Eleitoral tem prazo curtíssimo e assim será dada a resposta”, afirmou, durante balanço das eleições deste domingo.

“Temos hoje um sistema de alerta, com assessoria de enfrentamento à desinformação, que encaminha todas as notícias recebidas. A investigação é conduzida pelas instituições competentes, em parte pelo Ministério Público para decidir se é caso de denúncia. Se for, segue o processo penal eleitoral regular”, disse.

Ainda na entrevista, a ministra disse que o segundo turno ocorreu com tranquilidade, “de absoluto respeito às pessoas, com pouquíssimas ocorrências”. “Essa eleição dá a demonstração de que clima de violência, intolerância, as desinformações tentando recriar, inventar e fraudar dados para compelir eleitoras e eleitores são algo fora do comum, fora da regularidade democrática”, completou.

Cresce abstenções

Neste domingo, mais de 33 milhões de eleitores foram às urnas escolher prefeitos e vice-prefeitos em 15 capitais e outros 36 municípios em 20 estados. O percentual de abstenção subiu de 21,68% no primeiro turno para 29,26% no segundo.

“Há um aumento de abstenção no segundo turno. Tivemos casos climáticos, outros problemas. Vamos verificar e ver o que podemos aperfeiçoar. Vamos ter que apurar em cada local e trabalhar com os dados”, avaliou Cármen Lúcia.

 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 21 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB