A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, disse nesta quinta-feira (03/10) que espera que as eleições municipais deste ano sejam realizadas com tranquilidade e sem práticas de violência. O primeiro turno das eleições é realizado no próximo domingo, dia 6.
“Nós da Justiça Eleitoral, nós do Judiciário brasileiro, queremos muito que este seja um momento de apenas isso: tranquilidade e alegria cívica para todas as pessoas no Brasil”, disse a ministra no encerramento da última sessão do TSE antes do primeiro turno das eleições.
Cármem Lúcia frisou que não espera que os eleitores “depositem seus dissabores da vida”. “Não esperamos que hajam práticas de ofensas, nem de violências, nem de inaceitação das diferenças. Porque são dessas diferenças que nós fazemos a pluralidade, que é um direito constitucional de todo mundo”, disse.
Conforme o TSE, mais de 155 milhões de brasileiros, sendo 52% mulheres, estão aptos a votar neste ano. São eleitores de 5.569 cidades que irão às urnas eleger representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. A ministra também lembrou que Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso, elegerá representantes pela primeira vez.
“Cada qual dos votantes poderá escolher o prefeito, vice-prefeito e vereador, representes para os próximos quatro anos e, com isso, trazer a sua cidadania para o primeiro plano da democracia e das instituições”, frisou a ministra.
Na sessão, Cármen Lúcia também destacou o trabalho dos servidores. “Muito empenhados, dedicados, servidores da Justiça Eleitoral, mais de 20 mil servidores, trabalharam com afinco, com todo empenho, com todo carinho para que todas as brasileiras e brasileiros chegassem à cabine [de votação] com tranquilidade, com sossego, mas principalmente com liberdade”, declarou.
A ministra também fez menção ao aniversário de 36 anos da Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988.