CNJ atualiza resolução sobre gestão de precatórios e tributação de honorários

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

 

Na última semana de trabalho do ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, por unanimidade, mudanças na Resolução 303/19, que regula a gestão de precatórios no Poder Judiciário. O objetivo foi o alinhamento da norma às mais recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e, ao mesmo tempo, propiciar maior segurança jurídica aos envolvidos no processo.

Uma das principais mudanças da resolução se refere à tributação sobre honorários advocatícios destacados, aqueles que são pagos diretamente ao advogado.

A nova resolução determina a apuração das contribuições previdenciárias e do imposto de renda incidentes sobre esses valores, enquanto os honorários contratuais permanecem sob responsabilidade tributária do credor.

Outro ajuste da resolução diz respeito à ordem de pagamento dos precatórios alimentares. Esses precatórios agora seguirão a ordem cronológica de apresentação até o dia 2 de abril. Os que forem apresentados após essa data serão pagos no exercício seguinte.

 

Emendas constitucionais

 

A norma também foi revisada para se alinhar aos entendimentos do STF sobre as Emendas Constitucionais 113 e 114, que estabeleceram um teto anual para despesas com precatórios até 2027. Regras no texto consideradas inconstitucionais foram revogadas.

O relator do processo sobre o tema no CNJ, conselheiro Luís Fernando Bandeira de Mello, afirmou que as alterações eliminam incertezas sobre a incidência de tributos nos honorários destacados. Bem como sobre valores que correspondem à parte do cliente e à quantia devida ao advogado em decorrência de decisões judiciais favoráveis. “As mudanças promovem avanços na eficiência e transparência da gestão de precatórios”, frisou ele.

Autor

Leia mais

O presidente cubano, Miguel Diáz-Canel Bermúdez Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/mundo/noticia/2026/01/11/presidente-de-cuba-reage-a-trump-e-diz-que-ilha-esta-pronta-para-defender-a-patria-ate-a-ultima-gota-de-sangue.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.

Presidente de Cuba reage a Trump e afirma que país está pronto para defender a pátria “até a última gota de sangue”

Há 7 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

O Agente Secreto conquista dupla vitória no Globo de Ouro 2026

Há 7 horas
Bandeiras do Mercosul e da União Europeia

Acordo entre UE e Mercosul cria megazona de livre comércio com 700 milhões de pessoas

Há 3 dias

O Agente Secreto chega com chances ao Globo de Ouro

Há 3 dias
Edifício sede do STJ, em Brasília

Golpe: STJ alerta que não envia mensagens cobrando taxa para liberação de dinheiro referente a processos

Há 3 dias
STJ programa posse dos novos ministros Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão

Negada liberdade para investigado por fraude de R$ 813 milhões via Pix

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB