Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 1 hora
Atualizado segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Da Redação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou que foi prorrogado o prazo para envio de sugestões ao órgão para discussão no âmbito da elaboração de um plano de ações para o enfrentamento de desafios do Poder Judiciário nas áreas de Previdência, de Execuções Fiscais e do Direito do Consumidor. 

As contribuições podem ser apresentadas por especialistas, instituições e cidadãos e cidadãs e tiveram a consulta pública aberta a partir da publicação de três editais acadêmicos, elaborados pelo Conselho Consultivo do CNJ (CC-CNJ). Os documentos orientam e delimitam os temas a serem aprofundados pelas comissões especializadas do colegiado.

Sociedade civil, magistrados e servidores

Conforme explicaram conselheiros do órgão, podem apresentar propostas instituições públicas ou privadas, bem como organizações da sociedade civil com atuação jurídica ou acadêmica, além de magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuem nas áreas contempladas pelos editais.

As contribuições recebidas serão analisadas e reunidas num  texto preliminar a ser posteriormente submetido a críticas e sugestões durante audiência acadêmica. Após essa etapa de escuta pública qualificada, será produzido o documento final sobre o tema.

— Com informações do CNJ

Autor

Leia mais

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 1 hora

STF julga se teto de R$ 500 para anuidade se aplica à OAB

Há 1 hora

Contra Trump e em defesa da dignidade dos povos latinos – por Celso de Mello

Há 2 horas

STJ proíbe dupla condenação em honorários de quem desistir de embargos para aderir ao Refis

Há 2 horas

Justiça valida arbitragem trabalhista acordada após fim do contrato

Há 2 horas
O coronel da reserva Marcelo Câmara é um homem branco com cabelo escuro.

Moraes mantém prisão de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB