Concurso público

CNJ publica edital da quarta edição do exame nacional da magistratura

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou o edital da 4ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições começam no dia 10 de julho e vão até 14 de agosto.

A taxa de inscrição custa R$ 120 e pode ser paga até 15 de agosto. Candidatos que cumprirem os requisitos estabelecidos podem solicitar isenção do pagamento. O exame será aplicado no dia 26 de outubro em todas as capitais brasileiras, das 13h às 18h.

O Enam é etapa obrigatória para quem deseja concorrer a cargos de juiz em tribunais regionais federais, estaduais, do trabalho, militares e no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A exigência foi estabelecida em novembro de 2023 pelo CNJ.

Estrutura da prova

A prova será composta por 80 questões objetivas em etapa única de caráter eliminatório. Os conteúdos abrangem Direito Constitucional, Civil, Penal, Administrativo, Empresarial, Processual, Direitos Humanos e Formação Humanística.

Para ser habilitado, é preciso acertar pelo menos 70% da prova. Candidatos autodeclarados negros, indígenas ou com deficiência precisam alcançar mínimo de 50% dos acertos. O certificado terá validade de dois anos, prorrogável uma vez por igual período.

Uniformização do conhecimento

Segundo o presidente do STF e do CNJ, Luís Roberto Barroso, a intenção é uniformizar o nível de conhecimento dos magistrados sem retirar a competência dos tribunais de realizarem seus próprios certames. A medida busca elevar o padrão técnico da magistratura nacional.

Com o certificado de habilitação, o candidato poderá se inscrever nos concursos para magistratura promovidos pelos tribunais. A iniciativa representa modernização na seleção de juízes e harmonização dos critérios de avaliação em todo o país.

Autor

Leia mais

marco buzzi, ministro do STJ acusado de assédio sexual

Ministro do STJ processado por assédio sexual ganhava mais do que o teto constitucional

Há 4 minutos
Cão Orelha

MP vai investigar comportamento do delegado-geral de SC no caso do Cão Orelha

Há 11 minutos
Davi Alcolumbre, presidente do Senado

Alcolumbre adia decisão sobre CPI do Master e negocia com o Planalto em ano eleitoral

Há 16 minutos
Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 11 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 12 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB