Dino intima governo do Pará a explicar aumento de incêndios

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, intimou o governo do Pará a prestar esclarecimentos sobre o aumento de incêndios no estado. Dino também notificou o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o Ministério da Justiça para requerer reforço da Força Nacional no combatre ao fogo. 

O despacho assinado pelo ministro, que é relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, foi publicado nesta quarta-feira (04/12). A ação trata sobre reorganização da política de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia.

Ao STF, o Grupo de Resposta à Animais em Destres (GRAD) informou que os incêndios no Pará têm aumentado e pediu que o Supremo intimasse o estado e a União para tomar providências. Segundo dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão ligado ao Ministério da Defesa, foram registrados no mês de novembro 7.154 fogos ativos em solo paraense. Só nos cinco primeiros dias de dezembro já são 1.532 registros.

No documento, o ministro também aponta que durante reunião técnica realizada na terça-feira (03/12) o procurador da República Daniel Azeredo apresentou um ofício de 29 de novembro que alertava às Câmaras de Coordenação e Revisão (CCR) do Ministério Público Federal sobre o possível aumento de queimadas no Pará.

Plano de integração de dados

Representantes da União apresentaram o plano de integração de dados territoriais em audiência realizada nesta terça no STF. Segundo o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o plano deve fortalecer o controle do desmatamento. 

O plano pretende, entre outros pontos, fortalecer o papel do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como instrumento de controle do desmatamento. O projeto será uma espécie de “ecossistema de dados territoriais”, composto de diversos cadastros, criados ao longo de décadas, para atender às finalidades de gestão de políticas públicas relacionadas a território a partir de perspectivas registral, fundiária, agrária, fiscal, ambiental, entre outras.

O encaminhamento da audiência foi que a União deverá criar uma estrutura de governança para executar o plano, com a participação efetiva dos estados, inclusive com maior detalhamento dos dados, dos objetivos e da integração. 

Autor

Leia mais

STF nega recurso a Roberto Jefferson e determina início imediato do cumprimento da pena

Há 6 horas

Moraes homologa acordos de militares condenados por tentativa de golpe

Há 8 horas
Ministro da Casa Civil Rui Costa, ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara, Hugo Motta

Em mensagem ao Congresso, Lula pede apoio aos parlamentares para que “Brasil possa se desenvolver cada vez mais”

Há 8 horas

Fachin defende diálogo institucional e destaca trabalho do STF na abertura do Congresso Nacional

Há 9 horas
Reabertura dos trabalhos do STJ em 2026

STJ teve um recesso intenso, com 10,2 mil processos analisados no plantão entre 20 de dezembro e a data de hoje

Há 10 horas

PGR defende o papel do STF e OAB destaca a importância da independência do judiciário

Há 10 horas
Maximum file size: 500 MB