Eduardo Costa tem 5 dias para informar onde cumprirá pena de serviços comunitários

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O cantor sertanejo Eduardo Costa terá de se apresentar, dentro de cinco dias, à Central de Penas e Medidas Alternativas para escolher a instituição onde cumprirá pena de prestação de serviços comunitários à qual foi condenado por difamação — por ter postado em suas redes sociais ofensas dirigidas à atriz e apresentadora Fernanda Lima.

Sua defesa teve que explicar à juíza do processo, Maria Tereza Donatti, do 4º Juizado Especial Criminal do Leblon, no Rio de Janeiro, o motivo pelo qual ele ainda não tinha aparecido para começar o cumprimento da pena.

Após analisar sua defesa, a magistrada decidiu que as alegações apresentadas por Costa foram “infundadas e risíveis” e determinou o novo prazo para que ele comece os serviços de imediato.

A polêmica que envolveu o cantor e a apresentadora se deu em 2018, quando Costa chamou Fernanda de “imbecil” e disse que ela apresentava “programa para maconheiro e bandido” por causa de discurso feito em um episódio do extinto programa Amor e Sexo, da TV Globo.

Segundo consta no processo, a edição do programa – exibido em 6 de novembro de 2018 – que motivou as ofensas do cantor , apresentava discurso de Fernanda sobre a luta das mulheres contra estereótipos, abordando reflexões sobre o papel feminino e a estrutura machista, racista e homofóbica da sociedade.

Substituição

O sertanejo foi condenado em fevereiro de 2022 a uma sentença de oito meses de detenção e 26 dias-multa. Mas em razão dos requisitos do Código Penal, a pena privativa de liberdade foi substituída por restritiva de direitos, consistente na prestação de serviços comunitários, pelo mesmo tempo da pena corporal. O regime prisional foi o aberto. 

Após ter recorrido e perder recursos interpostos sobre o caso, Eduardo Costa passou a ser alvo de reiteradas diligências dos oficiais de Justiça para o recebimento das intimações em Minas Gerais e em São Paulo — cidades onde possui residências fixas — mas nunca foi encontrado. 

Até que a juíza estabeleceu um prazo para ele se justificar e formalizou a decisão mais recente, para que ele inicie o cumprimento da pena. O processo é o de Nº 0272494-41.2018.8.19.0001.

Autor

Leia mais

Vinícius Gritzbach, empresário que lavava dinheiro apra o PCC

Justiça Militar condena 11 PMs por fazer segurança ilegal de delator do PCC assassinado

Há 2 horas
Técnico da ENEL em uma subestação da concessionária de energia elétrica

Três governos, uma distribuidora: a luta de todos contra a ENEL e ANEEL

Há 2 horas
O cantor Zezé di Camargo

Zezé Di Camargo pede desculpas após polêmica com crítica ao SBT

Há 2 horas
Plenário da Câmara Federal

Câmara aprova corte de benefícios fiscais e aumento de impostos sobre bets, fintechs e JCP

Há 2 horas
imagem de maos segurando e apostando em celular com desenho de um campo de futebol com bola

Fux convoca audiência de conciliação sobre regulamentação de apostas esportivas

Há 11 horas
Sessão da 3ª Turma do STJ

STJ nega imunidade parlamentar a vereador condenado por danos morais por ofender PcD

Há 12 horas