Imagem ilustrativa simbolizando automação e inteligência

Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário acontecerá em junho

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal (CIJDF), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), realizará o I Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário nos dias 23 e 24 de junho de 2025.

O evento, que conta com apoio da Escola de Formação Judiciária (EjuDFT) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), tem como objetivo estruturar e fortalecer a Rede de Inteligência do Poder Judiciário, além de promover troca de experiências e a adoção de boas práticas.

Oficinas temáticas

O encontro contará com quatro oficinas temáticas, cada uma focada em um eixo estratégico. A oficina de Prevenção de Conflitos será coordenada pelas juízas Luciana Yuki (TJDFT) e Raquel Barofaldi (TJPE), enquanto a oficina de Monitoramento de Demandas terá a coordenação da juíza Mônica Vieira (TJMG) e do juiz Jeremias de Melo (TJPB).

Completam as temáticas a oficina de Gestão de Precedentes, sob coordenação da juíza Márcia Holanda (TJRJ) e do juiz Thiago Mesquita (JFCE), e a oficina de Ferramentas Tecnológicas para o Trabalho em Rede, que será conduzida pelos juízes Rodrigo Trindade (TRT-4) e João Moura (TJPA).

Público e programação

O evento é voltado para magistrados e servidores dos três ramos da Justiça (Estadual, Federal e Trabalhista), especialmente aqueles que atuam nos Centros de Inteligência. As inscrições estão abertas até 9 de junho de 2025, por meio do site da Escola de Formação Judiciária do TJDFT.

A programação incluirá palestras, debates e apresentações de experiências exitosas do trabalho dos Centros de Inteligência, com ênfase nas oficinas temáticas. O primeiro dia será realizado no CNJ pela manhã e no TJDFT à tarde, enquanto o segundo dia acontecerá integralmente nas instalações do TJDFT.

Importância estratégica

A criação de uma rede nacional de inteligência no Judiciário representa um avanço significativo na busca por soluções sistêmicas para problemas recorrentes. De acordo com os organizadores, o objetivo é fomentar o trabalho colaborativo e gerar contribuições concretas para a atuação do sistema de Justiça.

A expectativa é que o encontro estabeleça diretrizes para ações coordenadas que possam reduzir a litigiosidade, otimizar recursos e promover maior celeridade e efetividade na prestação jurisdicional.

Autor

Leia mais

Trabalhadores dos Correios fazem entregas em carro da estatal

TST considera greve dos Correios não abusiva, mas determina desconto de dias parados

Há 23 horas

Moraes nega pedido de visita de sogro de Bolsonaro

Há 1 dia
Ministro do STF Dias Tóffoli

Divergências em depoimentos levam PF a promover acareação entre ex-banqueiro e ex-presidente do BRB

Há 1 dia

A troca de perfis no STF com a ascensão de Edson Fachin à Presidência

Há 2 dias
Imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil, em Roraima

ESPECIAL – Juristas e pesquisadores aguardam conclusão de nova política pública brasileira sobre migrações internacionais

Há 2 dias
O advogado constitucionalista Pedro Serrano

A Força da Institucionalidade: Uma entrevista com Pedro Serrano

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB