Fachin arquiva inquérito contra senadores Renan Calheiros e Eduardo Braga

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, decidiu arquivar o inquérito que investiga os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM). A investigação apontava para uma suposta cobrança de propina para favorecimento de um grupo do ramo farmacêutico.

Segundo o ministro, o Ministério Público não apresentou interesse pela investigação, já que entendeu que as linhas de investigação estavam “esgotadas”.

O arquivamento atende pedido da Procuradoria-Geral da República. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, entendeu que não havia provas suficientes para prosseguimento da investigação.

Calheiros e Braga foram indiciados pela Polícia Federal em 20 de setembro deste ano por suposta cobrança de propina para favorecer o antigo grupo Hypermarcas (atual Hypera Pharma), empresa do ramo farmacêutico. A PF indiciou os congressistas por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O caso foi investigado sob sigilo desde junho de 2018, com base na delação premiada de Nelson Mello, ex-diretor de relações institucionais da empresa. O inquérito era um desdobramento da Operação Lava Jato.

Autor

Leia mais

Roberta Luschinger
Há 8 minutos
Lula na assinatura da lei que zera o imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais.

Lula confirma que vetará projeto da dosimetria

Há 14 minutos
porto brasileiro embarca containers para compradores estrangeiros

União Europeia diz que assinatura de acordo com o Mercosul está próxima

Há 20 minutos

OAB Nacional manifesta apoio à seccional cearense contra monitoramento de conversas entre advogados e presos

Há 9 horas

Acordo autoriza visita em caso de subtração internacional de crianças

Há 9 horas
Edifício-sede do TJPR

Corregedoria de Justiça aprova pagamento retroativo de R$ 1 bilhão a magistrados do TJPR como licença compensatória devida

Há 10 horas
Maximum file size: 500 MB