Flávio dino, Presideente da Primeira Turma do STF

Flávio Dino bloqueia emendas destinadas a ONGs

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Em nova decisão, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, bloqueou nesta sexta-feira (03/12) a destinação de verba para 13 organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades do terceiro setor que não apresentaram requisitos de transparência sobre os recursos recebidos de emendas parlamentares. A decisão foi tomada no âmbito da ADPF nº 854.

Dino tomou a decisão após uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) em que foram avaliadas a transparência de 33 entidades sem fins lucrativos. Destas, 13 não forneceram informações adequada ou não divulgaram informações sobre os recursos recebidos no período de 02/02/2024 a 21/12/2024. 

No despacho, o ministro determinou também que a CGU faça auditorias mais detalhadas nessas 13 ONGs e apresente os relatórios em 60 dias. Outras nove ONGs, que estavam com informações incompletas, foram intimadas a fazer os ajustes necessários em 10 dias. 

Entre as ONGs analisadas, quatro entidades promovem a transparência das informações de forma adequada, considerando a acessibilidade, clareza, detalhamento e completude, enquanto sete não receberam recursos no período analisado, entre 2020 e 2024.

Conforme a decisão do ministro, o Senado e a Câmara precisam se manifestar sobre o relatório da CGU em 10 dias para depois ocorrer a análise da Procuradoria-Geral da República. A Advocacia-Geral da União tem cinco dias para comunicar aos ministérios que novos repasses não devem ser feitos para as organizações citadas no relatório. 

Autor

Leia mais

Vazamento de reunião sobre caso Master gera crise de confiança no STF

Há 2 dias

Dino dá prazo final de 30 dias para conclusão de relatório sobre terra indígena em Roraima

Há 3 dias
Edifício-sede do STF com estátua da Justiça na frente

STF não terá expediente em segunda e terça de Carnaval; prazos são prorrogados

Há 3 dias

PF se reúne com Mendonça e apresenta informações sobre inquérito do Banco Master

Há 3 dias
Ministro Villa Boas Cuêva durante a sessão

Infojud pode ser utilizado por juízes para checar renda de jurisdicionado e quem tem direito à Justiça gratuita, diz STJ

Há 3 dias
Sede do TRF 3, onde o colegiado escolheu novo desembargador por antiguidade

Colegiado do TRF 3 escolhe novo desembargador, por critério de antiguidade, e define lista tríplice para outra vaga existente na Corte

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB