Flávio dino, Presideente da Primeira Turma do STF

Flávio Dino bloqueia emendas destinadas a ONGs

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Em nova decisão, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, bloqueou nesta sexta-feira (03/12) a destinação de verba para 13 organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades do terceiro setor que não apresentaram requisitos de transparência sobre os recursos recebidos de emendas parlamentares. A decisão foi tomada no âmbito da ADPF nº 854.

Dino tomou a decisão após uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) em que foram avaliadas a transparência de 33 entidades sem fins lucrativos. Destas, 13 não forneceram informações adequada ou não divulgaram informações sobre os recursos recebidos no período de 02/02/2024 a 21/12/2024. 

No despacho, o ministro determinou também que a CGU faça auditorias mais detalhadas nessas 13 ONGs e apresente os relatórios em 60 dias. Outras nove ONGs, que estavam com informações incompletas, foram intimadas a fazer os ajustes necessários em 10 dias. 

Entre as ONGs analisadas, quatro entidades promovem a transparência das informações de forma adequada, considerando a acessibilidade, clareza, detalhamento e completude, enquanto sete não receberam recursos no período analisado, entre 2020 e 2024.

Conforme a decisão do ministro, o Senado e a Câmara precisam se manifestar sobre o relatório da CGU em 10 dias para depois ocorrer a análise da Procuradoria-Geral da República. A Advocacia-Geral da União tem cinco dias para comunicar aos ministérios que novos repasses não devem ser feitos para as organizações citadas no relatório. 

Autor

Leia mais

Augusto Aras passa a ser o primeiro ex-PGR a se filiar à Conamp

Augusto Aras passa a ser o primeiro ex-PGR a se filiar à Conamp

Há 11 horas
Deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal

Motta pauta PL antifacção apesar de impasses e críticas ao texto

Há 11 horas
Alexandre de Moraes, Ministro do STF

Moraes nega pedido de Daniel Silveira para flexibilizar recolhimento domiciliar nos fins de semana

Há 11 horas
Foto do ex-ministro celso de mello, do STF, sobrte imagem de prisioneiros do campo de concentração de Aushwitz, na Polônia

Quem salva uma vida, salva toda a humanidade: o perigo da indiferença — por Celso de Mello

Há 12 horas

Dino autoriza IBAMA a retomar embargos preventivos em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia e Pantanal

Há 12 horas

Empresa que fornece protetor auricular a funcionários não está obrigada a pagar adicional de insalubridade

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB