Frente do STF vive ambiente de cansaço, mas muita expectativa em função da continuidade do julgamento

Há 2 meses
Atualizado quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

A frente do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), onde está sendo realizado o quinto dia do julgamento da Ação Penal 2668, vive um clima de expectativa em torno do voto da ministra Cármen Lúcia, que está sendo proferido nesta quinta-feira (11/09). A ação julga a articulação de golpe de Estado no país e atentado ao Estado Democrático de Direito e tem oito réus — dentre os quais, o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares da mais alta patente.

O advogado Paulo Bueno, que integra a defesa de Bolsonaro, afirmou aos jornalistas que o voto de ontem, do ministro Luiz Fux — pela absolvição de Bolsonaro — deixou todos da equipe muito satisfeitos. “Sempre acreditamos muito nas questões preliminares. O voto do ministro acolheu praticamente a totalidade das nossas teses”, disse.

STF com salas cheias

Apesar de o ambiente aparentar estar mais tranquilo do lado de fora do edifício, em função do cansaço de todos com a demora do julgamento, o Supremo tem salas muito cheias — tanto a que sedia a 1ª Turma, onde estão os ministros do colegiado — como também os demais espaços onde foram instalados telões para credenciados que não pudessem acompanhar tudo da Turma.

Há pouco, o vice-líder da oposição na Câmara, deputado Evair Vieira de Melo, parou para ler um pronunciamento dele para os jornalistas, no qual falou que “tudo o que não é constitucional é arbitrário”.

Sem provas suficientes

Segundo o parlamentar, da ala bolsonarista, “o voto do ministro Luiz Fux deixou claro que quando não há provas suficientes, não pode haver condenação. E é isso o que acontece com o presidente Bolsonaro”.

De acordo com Vieira de Melo ao ser perguntado sobre a perspectiva de os próximos votos serem favoráveis ao relator, ministro Alexandre de Moraes, e pela condenação dos réus, o julgamento em curso “tem objetivo político”.

Querem calar o Bolsonaro e milhões de brasileiros que estão ao lado dele. Estamos aqui de cabeça erguida e cheios de esperança, apesar de saber a tendência de como devem ser os outros votos”, frisou.

“Outro dia”, diz Lindbergh

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que está empolgado com os votos que faltam ser proferidos. Farias repetiu declarações dadas ontem, de que ficou muito surpreso e decepcionado com o voto do ministro Luiz Fux.

“Esperávamos que houvesse um mínimo de coerência. Mas não houve e é isso. Hoje é um outro dia. Vamos entrar para acompanhar a continuidade com a consciência da importância desse julgamento e com boa expectativa em relação aos próximos votos”, frisou.

Autor

Leia mais

STJ decide que honorários advocatícios contratuais não podem ser incluídos em cotas de condomínio

Condomínios não podem cobrar honorários de advogado nas taxas mensais, decide STJ

Há 2 horas

Alcolumbre se reúne com Moraes para discutir ações de combate ao crime organizado

Há 2 horas
Fachada do TSE com vista em perspectiva

TSE julga pedido de cassação do governador Cláudio Castro nesta terça-feira

Há 3 horas

Lula classifica operação policial no Rio como “desastrosa” e defende investigação independente

Há 3 horas
CNJ fixa início da contagem de prazo em citação eletrônica da Fazenda

CNJ estabelece novas regras para pagamento de precatórios e requisitórios (RPV’s)

Há 4 horas
Justiça do DF determina recálculo de multa cobrada à J&F em acordo de leniência

Justiça do DF determina recálculo do valor de multa estabelecida à J&F durante acordo de leniência 

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB