Senado aprova nome de general do Exército para vaga no STM

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Senado Federal aprovou um novo ministro para o Superior Tribunal Militar. Trata-se do general do Exército Guido Amin Naves, indicado pelo presidente Lula para o cargo. Ele teve seu nome aprovado na terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça e ontem (12.12) pelo plenário.

Durante a sabatina com os senadores, Amin Naves obteve 26 votos a favor e apenas um contrário. A indicação dele teve como relator o senador Otto Alencar (PSD-BA). Guido Amin Naves é o atual comandante militar do Exército na região Sudeste. Ele foi indicado para ocupar no STM a vaga do ministro general Lúcio Mauro de Barros Goes, que está próximo de se aposentar — completará 75 anos no próximo dia 22.

O  general foi muito citado na mídia nas últimas semanas por ter sido apontado no relatório de investigações sobre a trama golpista, tornado público pelo Supremo Tribunal Federal, como um dos cinco militares que se opuseram de forma enfática à articulação montada pelo grupo que queria manter no poder o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Guido Amin Naves, conforme destaca seu currículo, realizou diversos cursos próprios da carreira militar, dentre eles bacharelado em Ciências Militares, mestrado em Operações Militares e doutorado em Ciências Militares. Entre as funções que já exerceu, está a de comandante de Defesa Antiaérea do Exército no Guarujá (SP) e a de chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército. 

Ele também esteve à frente do Comando Conjunto de Defesa Cibernética, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e do Conselho de Administração da Indústria de Material Bélico do Brasil.  Atualmente, como comandante militar do Sudeste,  Naves supervisiona as ações do Exército em todo o estado de São Paulo, com sede na capital paulista — que possui um efetivo de aproximadamente 20 mil militares.

Conforme informações preliminares do STM, a posse do novo integrante do colegiado deve acontecer no início de janeiro de 2025. 

 

Autor

Leia mais

Reunião de líderes da Câmara Federal

Votação da PEC da Segurança Pública e do projeto antifacção fica para 2026

Há 3 horas
Imagem mostra um homem manipulando muitas cédulas em alusão aos supersalários pagos pela AGU

Supersalários da AGU somam R$ 3,8 bilhões e expõem uso de penduricalhos

Há 4 horas
Lula na assinatura da lei que zera o imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais.

Lula reafirma apoio a Messias e minimiza crise com Alcolumbre

Há 4 horas
subestação de energia elétrica da ENEL

Tarcísio e Nunes pressionam por intervenção federal na Enel

Há 4 horas
Ministro do STF Dias Toffoli ficado no julgamento

STF autoriza diligências preliminares em apuração sobre o Banco Master

Há 12 horas
Bolsonaro apontando dedo para frente e Alexandre de Moraes com visionomia séria

Moraes envia exames de Bolsonaro para perícia médica que acontece nesta terça-feira

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB