Senado aprova nome de general do Exército para vaga no STM

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Senado Federal aprovou um novo ministro para o Superior Tribunal Militar. Trata-se do general do Exército Guido Amin Naves, indicado pelo presidente Lula para o cargo. Ele teve seu nome aprovado na terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça e ontem (12.12) pelo plenário.

Durante a sabatina com os senadores, Amin Naves obteve 26 votos a favor e apenas um contrário. A indicação dele teve como relator o senador Otto Alencar (PSD-BA). Guido Amin Naves é o atual comandante militar do Exército na região Sudeste. Ele foi indicado para ocupar no STM a vaga do ministro general Lúcio Mauro de Barros Goes, que está próximo de se aposentar — completará 75 anos no próximo dia 22.

O  general foi muito citado na mídia nas últimas semanas por ter sido apontado no relatório de investigações sobre a trama golpista, tornado público pelo Supremo Tribunal Federal, como um dos cinco militares que se opuseram de forma enfática à articulação montada pelo grupo que queria manter no poder o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Guido Amin Naves, conforme destaca seu currículo, realizou diversos cursos próprios da carreira militar, dentre eles bacharelado em Ciências Militares, mestrado em Operações Militares e doutorado em Ciências Militares. Entre as funções que já exerceu, está a de comandante de Defesa Antiaérea do Exército no Guarujá (SP) e a de chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército. 

Ele também esteve à frente do Comando Conjunto de Defesa Cibernética, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e do Conselho de Administração da Indústria de Material Bélico do Brasil.  Atualmente, como comandante militar do Sudeste,  Naves supervisiona as ações do Exército em todo o estado de São Paulo, com sede na capital paulista — que possui um efetivo de aproximadamente 20 mil militares.

Conforme informações preliminares do STM, a posse do novo integrante do colegiado deve acontecer no início de janeiro de 2025. 

 

Autor

Leia mais

Ministro Alexandre de Moraes autoriza Daniel Silveira a participar de formatura da filha em 2026

Há 3 horas
Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus

Justiça de São Paulo rejeita pedido de Edir Macedo para retirada de imagens de documentário da Netflix

Há 5 horas
Hacker Walter Delgatti Neto, condenado pelo STF

PGR se manifesta pela progressão de regime prisional de hacker Walter Delgatti Neto

Há 6 horas

STF condena nove militares e policial do “Núcleo 3”, o chamado grupo armado dos “kids pretos” da trama golpista

Há 6 horas
A foto mostra a fachada do prédio do INSS, em Brasília.

AGU ajuiza mais um lote de ações regressivas contra descontos fraudulentos em aposentadorias do INSS

Há 6 horas
Prédio sede do Club de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro

Justiça do Rio de Janeiro homologa plano de pagamento no processo de recuperação judicial do Vasco

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB