Senado aprova nome de general do Exército para vaga no STM

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Senado Federal aprovou um novo ministro para o Superior Tribunal Militar. Trata-se do general do Exército Guido Amin Naves, indicado pelo presidente Lula para o cargo. Ele teve seu nome aprovado na terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça e ontem (12.12) pelo plenário.

Durante a sabatina com os senadores, Amin Naves obteve 26 votos a favor e apenas um contrário. A indicação dele teve como relator o senador Otto Alencar (PSD-BA). Guido Amin Naves é o atual comandante militar do Exército na região Sudeste. Ele foi indicado para ocupar no STM a vaga do ministro general Lúcio Mauro de Barros Goes, que está próximo de se aposentar — completará 75 anos no próximo dia 22.

O  general foi muito citado na mídia nas últimas semanas por ter sido apontado no relatório de investigações sobre a trama golpista, tornado público pelo Supremo Tribunal Federal, como um dos cinco militares que se opuseram de forma enfática à articulação montada pelo grupo que queria manter no poder o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Guido Amin Naves, conforme destaca seu currículo, realizou diversos cursos próprios da carreira militar, dentre eles bacharelado em Ciências Militares, mestrado em Operações Militares e doutorado em Ciências Militares. Entre as funções que já exerceu, está a de comandante de Defesa Antiaérea do Exército no Guarujá (SP) e a de chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército. 

Ele também esteve à frente do Comando Conjunto de Defesa Cibernética, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e do Conselho de Administração da Indústria de Material Bélico do Brasil.  Atualmente, como comandante militar do Sudeste,  Naves supervisiona as ações do Exército em todo o estado de São Paulo, com sede na capital paulista — que possui um efetivo de aproximadamente 20 mil militares.

Conforme informações preliminares do STM, a posse do novo integrante do colegiado deve acontecer no início de janeiro de 2025. 

 

Autor

Leia mais

Moraes autoriza visitas permanentes dos filhos de Bolsonaro na Superintendência da PF

Há 1 hora
A foto mostra a estátua da Justiça em frente ao STF

Justiça avançou na reparação de Mariana mantendo acordo bilionário e estrutura para indenizações

Há 2 horas
O deputado Eduardo Bolsonaro em fotomontagem na fachada do prédio da Polícia Federal em Brasília

PF determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão

Há 3 horas
Samarco tem deferido encerramento de seu processo de recuperação judicial

União arrecadou, em 2025, quase meio bilhão em multas da Samarco por tragédia de Mariana

Há 4 horas

AGU pede ao STF prorrogação de suspensão de Lei sobre moratória da soja

Há 5 horas
Protesto nos anos 60 contra a ditadura militar

ESPECIAL – 2025 foi marcado por pedidos de desculpas e reparações históricas às vítimas da ditadura militar

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB