Acordo garante medicamento de R$ 17 milhões pelo SUS

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, homologou  um acordo entre a União e a farmacêutica Roche Brasil para o cumprimento de decisões liminares envolvendo o medicamento Elevidys, indicado para tratamento da Distrofia Muscular de Duchenne. O remédio tem custo de cerca de R$ 17 milhões por aplicação.

Segundo o acordo, homologado nesta quinta-feira (19/12), a União deverá cumprir todas as decisões liminares já proferidas para a obtenção do Elevidys. As medidas estavam suspensas por decisão do relator, referendada pela 2ª Turma. A decisão de Gilmar será submetida ao referendo do Plenário, em sessão virtual.

A proposta homologada também garante uma redução significativa do preço para a aquisição do medicamento pela União. Ao determinar o cumprimento das decisões, o ministro frisou que os juízes de origem devem observar os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos casos de cada paciente.

Conforme o acordo, os critérios fixados são: as crianças devem ter idade entre quatro e sete anos, 11 meses e 29 dias de idade; devem ter capacidade de deambulação e não ter deleção (perdas de parte de um cromossomo) nos ÉXONs 8 e/ou 9 do gene DMD. Seguem vetadas concessões judiciais do medicamento fora destes termos.

Gilmar fixou prazo de 90 dias para a União finalizar os trâmites administrativos para cumprir todas as medidas liminares, como o procedimento de inexigibilidade de licitação e disponibilização orçamentária.

Pelos termos do acordo, ficam suspensas todas as medidas coercitivas, como multas, prisões e medidas indiretas fixadas para o cumprimento das liminares, desde que seja respeitado o prazo de 90 dias.

A União deverá sempre observar a janela de oportunidade de cada paciente para não serem prejudicados por eventual mora durante o processo administrativo. Em relação aos pacientes que possam perder a janela de elegibilidade para infusão do medicamento nos próximos 150 dias, o ministro determinou que o Ministério da Saúde está autorizado a implementar todas as medidas necessárias para garantir a importação do Elevidys.

Autor

Leia mais

Em vigor lei que converte prisão em flagrante para preventiva

Sancionada lei sobre conversão de prisão em flagrante para preventiva e permite coleta de DNA de presos em alguns casos

Há 8 horas
Valdemar da costa Neto e Jair Bolsonaro com a bandeira do PL ao fundo

PL suspende salário e atividades partidárias de Bolsonaro após prisão

Há 10 horas

STF: ministros divergem sobre “estado de coisas inconstitucional” sobre racismo estrutural

Há 11 horas
PL que amplia prisão temporária segue para o Senado

Segue para o Senado o PL que amplia de 5 para 15 dias prazo para prisão temporária no país

Há 12 horas

STF divulga detalhes sobre a cela ocupada por Anderson Torres na “Papudinha”

Há 12 horas
Mesa diretora do Congresso em sessão que derrubou vetos de Lula às flexibilização da política ambiental

Congresso derruba vetos de Lula e aprova flexibilização no licenciamento ambiental

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB