Imóvel não ocupado por dono pode ser impenhorável

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Um imóvel que não é ocupado pelo proprietário não deixa de ser bem de família se continuar sendo usado pelos seus parentes. E neste caso, continuará valendo a regra de impenhorabilidade desse tipo de patrimônio para quitação de dívidas. Tal entendimento foi adotado pelos ministros da 3ª Turma  do Superior Tribunal de Justiça em processo no qual uma das partes possui patrimônio usado pelos seus pais – o Recurso Especial (Resp) 2.142.338.

No processo em questão, o Tribunal de Justiça de São Paulo afastou a penhora, pelo fato de que os pais da proprietária – uma das credoras na ação –  tinham usufruto vitalício do imóvel, onde residem desde 2014 até os dias atuais – ou seja,  quatro anos antes da execução da dívida.

No recurso ao STJ, o advogado do credor alegou que o imóvel teria sido doado pela devedora aos pais com o intuito de fraudar uma possível execução.

Para a relatora do recurso no STJ, ministra Nancy Andrighi, “o parâmetro definido pela jurisprudência para saber se houve fraude é verificar a ocorrência de alteração na destinação primitiva do imóvel”.

“Se antes da doação ele já era usado como residência da família e se assim continuou, não há interesse em reconhecer a ocorrência da fraude à execução, pois a proteção dada pela Lei 8.009/1990 (que aborda a questão) ao bem permanece”, destacou a magistrada.

Autor

Leia mais

Sede do Banco Master

Depoimentos do caso Master começaram hoje e STF prepara retorno das atividades

Há 2 horas

Prefeitura é obrigada a fornecer canabidiol a paciente com dor

Há 3 horas

TJ-SP isenta concessionária de taxa por uso de faixa de rodovia

Há 3 horas
Impenhorabilidade de bem de família

Ocupar sozinho casa herdada obriga pagamento de aluguel aos irmãos

Há 3 horas

STJ define quando começam a contar juros na partilha de bens após separação

Há 3 horas
tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale provocou tragédia. A empresa não alertou para os riscos

Acordo de Brumadinho já reparou 219 famílias em modelo inédito

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB