Influenciadora é condenada por expor filha bebê nas redes sociais

Influenciadora digital é condenada por expor nas redes sociais a filha bebê tomando banho com o pai

Há 43 minutos
Atualizado segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Da Redação

Até que ponto uma mãe ou um pai podem expor o filho ainda bebê nas redes sociais? Apesar de a questão ser objeto de debates, uma vez que compete aos pais a responsabilidade pelos filhos, a Justiça de São Paulo condenou uma influenciadora digital a nove meses de serviço comunitário por expor sua filha a uma situação considerada pelo juiz como de “vexame e constrangimento” em rede social.

A decisão partiu da 4ª Vara Criminal de Santo André (SP). O caso envolveu uma relação conflituosa da influenciadora com o pai da criança. Conforme consta na origem do processo, a mãe divulgou parte de um vídeo em que a filha, ainda bebê, aparecia tomando banho com o pai. 

Violação ao ECA

O objetivo da publicação era acusá-lo de abuso sexual e estimular que seguidores — que são milhares —  se manifestassem publicamente sobre o episódio. Porém, a Justiça concluiu que a conduta da mãe “feriu a intimidade da menina” e configurou crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), independentemente de a acusação contra o pai ser ou não verdadeira.

O juiz ressaltou que, diante de uma eventual suspeita de abuso, caberia à influenciadora apenas comunicar o fato às autoridades competentes, e não expor a situação a milhares de seguidores para a opinião pública. 

Sigilo deveria ser mantido

Segundo o magistrado na decisão, a acusada deu “extrema publicidade a situação que deveria ser tratada de forma absolutamente sigilosa, a fim de resguardar a imagem e dignidade da criança”. 

Em função disso, foi aplicada à mulher uma pena de nove meses e 22 dias de reclusão, em regime inicial aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período. O número do processo não foi divulgado pelo Judiciário de São Paulo.

— Com informações do TJSP

Autor

Leia mais

Moraes determina perícia médica em Augusto Heleno após pedido de prisão domiciliar

Há 15 minutos

AGU bloqueia R$ 39,4 milhões de infratores ambientais em apenas quatro dias

Há 33 minutos

STJ suspende ordem de depósito de R$ 168 milhões contra Deutsche Bank e aceita fiança bancária

Há 2 horas
Além de Vorcaro, TRF 1 soltou outros quatro executivos do Banco Master

Além do banqueiro Daniel Vorcaro, TRF 1 soltou outros quatro executivos do Master investigados na Compliance Zero, que estão com tornozeleira

Há 3 horas

MPF cria sistema para agilizar decisões sobre pedidos de medicamentos e tratamentos

Há 5 horas
TSE começa a testar urnas das eleições 2026 a partir desta segunda-feira (1º)

TSE começa a testar urnas das eleições 2026 a partir desta segunda-feira (1º)

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB