O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, afirmou que o processo eleitoral foi “limpo e seguro”. “A Ordem dos Advogados do Brasil cumpriu seu papel constitucional de acompanhar e fiscalizar o processo eleitoral”, destacou.
“Somos testemunhas do trabalho sério e íntegro da Justiça Eleitoral, que resultou em mais uma votação bem-sucedida, valendo-se de um dos sistemas mais modernos e seguros do mundo”, complementou.
📲 Clique aqui e entre na comunidade do HJur no WhatsApp
Cerca de 135 milhões de brasileiros foram às urnas, em 5.569 municípios em todo o país. Segundo Simonetti, “novamente, o país realizou eleições limpas, transparentes e seguras, garantindo que a soberania popular siga inabalada”.
Ao todo, 50 municípios seguem para a disputa no 2º turno, sendo 15 deles capitais. A taxa de abstenção é de 21,71%.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, comemorou o sucesso das eleições. Durante coletiva de imprensa, após o término das apurações, ela destacou o papel fundamental do TSE em garantir a tranquilidade dos eleitores. “Nosso papel é servir à cidadania, ao eleitor e à eleitora, proporcionando a serenidade necessária para que todos exerçam esse direito constitucional com segurança”.