MPF arquiva inquérito contra Bolsonaro por importunação de baleia- jubarte e ex-presidente ironiza decisão

Bolsonaro já foi multado pelo Ibama pelo mesmo motivo.

Tempo de leitura: 2 min

Compartilhar:

Por: Da Redação
Foto: Instituto Baleia Jubarte

Foto: Instituto Baleia Jubarte

O Ministério Público Federal arquivou as investigações que apuravam se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia-jubarte ao andar de jet ski, em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Durante o passeio, em junho de 2023, Bolsonaro se aproximou e chegou a ficar a menos de 15 metros de distância do animal. 

Uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis proíbe embarcações com motor ligado a menos de 100 metros de qualquer baleia.

Ao arquivar o inquérito, o MPF entendeu que não ficou comprovado que Bolsonaro teve intenção de molestar o animal, fato decisivo para enquadrar o caso como crime ambiental.

Segundo o Ministério Público, ele já foi responsabilizado na esfera administrativa, pois foi multado pelo Ibama em R$ 2,5 mil pela importunação da baleia. 

Ao ter conhecimento da decisão, Bolsonaro ironizou o arquivamento da investigação. Em seu perfil no X, compartilhou a nota do seu advogado sobre o caso e uma charge de uma baleia em um tribunal com a frase: “Baleia presta depoimento contra Bolsonaro”.

Com informações da Agência Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 


#baleia jubarte #Bolsonaro #MPF

Fique por dentro do mundo jurídico com o HJUR!

Receba um resumo semanal exclusivo com as principais decisões dos tribunais superiores, jurisprudências comentadas e a nossa editoria Direito à Arte, com dicas de livros, filmes e cultura para enriquecer seu repertório e networking. Informação confiável, rápida e essencial para seu dia a dia no Direito!

Cadastre-se agora e garanta seu acesso!