Mauro Cid prestará novo depoimento à PF nesta quinta

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O tenente-coronel Mauro Cid vai prestar novo depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira (05/11), às 15 h. Cid, o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 35 pessoas foram indiciados pela PF no inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado. 

Considerado peça – chave nas investigações, Mauro Cid foi ouvido em novembro pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para esclarecer possíveis contradições em seus depoimentos relacionadas à elaboração do plano golpista que, segundo a PF, contou também com a participação dos generais Braga Netto e Heleno. 

Após depor durante cerca de três horas, o ex- ajudante de ordens de Bolsonaro teve o acordo de delação premiada validado por Moraes. O ministro considerou que Cid esclareceu as omissões e contradições apontadas pela Polícia Federal.

O inquérito, que investiga a tentativa de golpe de Estado e os planos de execução do presidente eleito Luiz Inácio da Silva, do vice eleito Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, está sob a análise da Procuradoria-Geral da República, que deve decidir se oferece ou não denúncia contra os indiciados.

Mauro Cid já foi ouvido pelo menos 11 vezes ao longo das investigações sobre possíveis irregularidades cometidas na gestão Bolsonaro. O ex- ajudante de ordens fechou acordo de colaboração premiada após ter sido preso no âmbito do inquérito que apura fraudes em certificados de vacinação contra a Covid-19. Depois do acordo, ele foi solto, mas teve a prisão decretada novamente, em março deste ano, por descumprimento de cláusulas do acordo. No momento, o tenente – coronel está em liberdade provisória concedida por Moraes.

 
 
 
 
 
 
 

Autor

Leia mais

Gráfico simbolizando deflação

Banco Central despreza deflação e mantém Selic em 15%

Lâmapda elétrica

Senado aprova tarifa social de energia e texto segue para sanção presidencial

Plenário do Senado aprova novos ministros para o STJ e o STM

Alcolumbre envia PEC da blindagem à CCJ e retarda tramitação no Senado

Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia

Alexandre de Moraes determina que transporte de Bolsonaro deve ser coordenado pela PF ou Polícia Penal, excluindo GSI

Gilmar Mendes requisita ao Congresso Nacional informações sobre rito de impeachment contra ministros

Maximum file size: 500 MB