bebidas falsificadas apreendidas pela polícia em Minas Gerais

Ministério da Justiça notifica varejistas e marketplaces para suspender venda de destilados

Há 2 semanas
Atualizado quinta-feira, 9 de outubro de 2025

O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou, nesta quarta-feira (8), as plataformas de E-Commerce Shopee, Enjoei, Mercado Livre, Amazon Brasil, Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas, Zé Delivery e Carrefour para adotarem medidas imediatas de controle e prevenção na venda de bebidas destiladas. As notificações foram enviadas por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

As empresas deverão suspender temporariamente os anúncios e a comercialização de bebidas destiladas e checar meios internos de verificação para impedir a venda desses produtos sem comprovação de procedência. Devem ainda revisar a rotulagem ou o registro nos órgãos de fiscalização.

Por serem frequentemente usados em esquemas de falsificação, a Senacon solicitou também a remoção de anúncios de lacres, tampas, selos e garrafas não colecionáveis.

A partir do recebimento da notificação, as plataformas terão o prazo de 24 horas para informar à Secretaria as medidas adotadas e explicar quais ações de controle e segurança foram definidas.

Casos de intoxicação


A determinação do ministério acontece na esteira da crise do metanol. O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (8), um novo balanço das notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. O Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso. Já nos Estados de São Paulo e Paraná, foram registradas 20 e três confirmações, respectivamente.

No total, há 259 notificações em todos o país, sendo 24 casos confirmados e 235 em investigação. Outras 145 suspeitas foram descartadas.

A maior parte dos casos sob suspeita está concentrado em São Paulo, que tem 181 notificações. Na sequência, estão Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).

Em relação aos óbitos, cinco foram confirmados em São Paulo. Outros 11 seguem em investigação, sendo um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo e um na Paraíba.

As informações das notificações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS); o ministério fecha os dados nacionais e os divulga a partir de 17h. O próximo balanço será compartilhado pelo Ministério na sexta-feira (10).

Autor

Leia mais

Abin era usada na clandestinidade como uma “bagunça ilícita”, afirma Moraes ao condenar mais três réus

Há 58 minutos

Pouquíssimo movimento no entorno do STF na retomada do julgamento dos réus do Nucleo 4 da trama golpista

Há 1 hora

Moraes vota pela condenação de Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército acusado e réu na AP 2694

Há 2 horas

STF confirma que CNJ pode estabelecer regras para extinção de execuções fiscais

Há 2 horas

Sociedade tem até esta quarta para Opinar sobre prioridades do Judiciário

Há 2 horas

Corréus de receptação qualificada respondem pelo crime mais grave mesmo sem serem donos da empresa

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB