Bolsonaro fotografado embarcando no avião da Presidência da Repúbica

Mônica Bérgamo: STF acredita que Trump está armando a fuga de Bolsonaro

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Ministros do Supremo Tribunal Federal acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está criando condições para que Jair Bolsonaro fuja do Brasil para evitar prisão. A informação foi revelada pela colunista Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo, que apurou junto a fontes do STF sobre as preocupações dos magistrados.

Segundo a colunista, os ministros receberam informações de aliados do próprio Bolsonaro de que ele está em pânico com a possibilidade de ser preso. O medo demonstrado pelo ex-presidente e sinalizações de possível fuga levam os magistrados a interpretar as declarações de Trump como preparação para um asilo político.

Declarações dramáticas de Trump

As falas do presidente norte-americano seguem tom dramático para caracterizar Bolsonaro como perseguido político. “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”, escreveu Trump na quarta-feira (10), após impor sobretaxas de 50% ao Brasil citando suposta perseguição ao ex-presidente.

Três dias antes, Trump havia postado mensagens similares em sua rede social: “Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”.

Em carta a Lula, o presidente americano chamou de “vergonha interna” o tratamento dado a Bolsonaro, afirmando que “este julgamento não deveria estar acontecendo” e tem que “acabar IMEDIATAMENTE!”.

Sinais de fuga identificados

Para os magistrados do Supremo, Bolsonaro já demonstrou diversas vezes que a fuga é possibilidade real. O primeiro sinal foi a viagem aos Estados Unidos no fim de 2022, após “pressentimento” de que poderia ter problemas no Brasil, como o próprio ex-presidente admitiu.

Outro indício foi quando Bolsonaro dormiu duas noites na embaixada da Hungria após ter o passaporte apreendido. O governo húngaro, de direita, mantém proximidade com o ex-presidente brasileiro.

Família já no exterior

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, já se mudou para os EUA, onde vive como “deputado em exílio”, segundo sua própria definição. A situação reforça suspeitas dos ministros sobre preparação para eventual fuga familiar.

Apesar das evidências, aliados do ex-presidente negaram à coluna que a saída do país esteja nos planos. “Esse negócio do presidente sair do Brasil tem ZERO chance”, escreveu um deles por mensagem, segundo Mônica Bérgamo.

Autor

Leia mais

Ministro da Casa Civil Rui Costa, ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara, Hugo Motta

Em mensagem ao Congresso, Lula pede apoio aos parlamentares para que “Brasil possa se desenvolver cada vez mais”

Há 21 minutos

Fachin defende diálogo institucional e destaca trabalho do STF na abertura do Congresso Nacional

Há 25 minutos
Reabertura dos trabalhos do STJ em 2026

STJ teve um recesso intenso, com 10,2 mil processos analisados no plantão entre 20 de dezembro e a data de hoje

Há 2 horas

PGR defende o papel do STF e OAB destaca a importância da independência do judiciário

Há 2 horas

Lula discursa na abertura do Ano Judiciário e defende democracia após silêncio em 2025

Há 2 horas

STF abre Ano Judiciário 2025 com presença de Lula e autoridades dos Três Poderes

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB