Moraes concede prisão domiciliar a Chiquinho Brazão

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prisão domiciliar ao deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido/RJ). Na decisão, proferida nesta sexta-feira(11/04), foram estabelecidas medidas cautelares. O parlamentar deve usar tornozeleira eletrônica, está proibido de participar de entrevistas a qualquer meio de comunicação, incluindo jornais, revistas, portais de notícias, sites, blogs, podcasts e outros, sejam eles nacionais ou internacionais, salvo mediante expressa autorização do STF e só pode receber visitas dos seus advogados, irmãos, filhos e netos. 

“Diante de todo o exposto, com fundamento no art. 318, II, do Código de Processo Penal, SUBSTITUO A PRISÃO PREVENTIVA DE JOÃO FRANCISCO INÁCIO BRAZÃO PELA PRISÃO DOMICILIAR, a ser cumprida em seu endereço residencial”, afirmou o ministro.

Moraes ressaltou que o descumprimento de qualquer uma das medidas implicará na volta de Chiquinho à prisão. O condenado deverá requerer, previamente, autorização para deslocamentos por questões de saúde, com exceção de situações de urgência e emergência, as quais deverão ser justificadas, no prazo de 48h, após o respectivo ato médico. 

Chiquinho Brazão cumpre prisão preventiva na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). O deputado e o e o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, são suspeitos de serem os mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco. O ex-chefe da Polícia Civil do estado Rivaldo Barbosa também está preso pelo suposto envolvimento no assassinato. Os três são réus na ação penal (AP 2434).

Autor

Leia mais

Moraes durante o voto na primeira turma do STF

Moraes determina remoção de acampamentos instalados em frente à prisão de Bolsonaro

Há 2 dias
tikTok com a bandeira americana ao fundo

TikTok firma acordo com investidores e cria entidade nos EUA para evitar banimento

Há 2 dias

Lula fala sobre caso Master e critica quem defende Daniel Vorcaro

Há 2 dias
O General Braga Netto é um homem branco, com cabelos grisalhos.

Moraes determina relatório de atividades de Braga Netto na prisão

Há 2 dias
A foto mostra a mão de uma pessoa usando uma urna eletrônica.

ABRADEP organiza contribuições técnicas para defender propostas nas audiências públicas do TSE

Há 2 dias
A foto mostra o ministro Flávio Dino, do STF. Ele é um homem branco com cabelos grisalhos.

Dino confirma cumprimento de regras de transparência para emendas em Estados e Municípios

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB