Moraes concede prisão domiciliar a Chiquinho Brazão

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prisão domiciliar ao deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido/RJ). Na decisão, proferida nesta sexta-feira(11/04), foram estabelecidas medidas cautelares. O parlamentar deve usar tornozeleira eletrônica, está proibido de participar de entrevistas a qualquer meio de comunicação, incluindo jornais, revistas, portais de notícias, sites, blogs, podcasts e outros, sejam eles nacionais ou internacionais, salvo mediante expressa autorização do STF e só pode receber visitas dos seus advogados, irmãos, filhos e netos. 

“Diante de todo o exposto, com fundamento no art. 318, II, do Código de Processo Penal, SUBSTITUO A PRISÃO PREVENTIVA DE JOÃO FRANCISCO INÁCIO BRAZÃO PELA PRISÃO DOMICILIAR, a ser cumprida em seu endereço residencial”, afirmou o ministro.

Moraes ressaltou que o descumprimento de qualquer uma das medidas implicará na volta de Chiquinho à prisão. O condenado deverá requerer, previamente, autorização para deslocamentos por questões de saúde, com exceção de situações de urgência e emergência, as quais deverão ser justificadas, no prazo de 48h, após o respectivo ato médico. 

Chiquinho Brazão cumpre prisão preventiva na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). O deputado e o e o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, são suspeitos de serem os mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco. O ex-chefe da Polícia Civil do estado Rivaldo Barbosa também está preso pelo suposto envolvimento no assassinato. Os três são réus na ação penal (AP 2434).

Autor

Leia mais

Eficácia preclusiva da coisa julgada impede nova ação para restituição de juros

STJ decide: quem já processou banco por tarifa ilegal não pode pedir de volta os juros pagos em nova ação

A foto mostra o plenário da Câmara dos Deputados durante sessão de votação.

Manobra na Câmara retoma voto secreto para processar parlamentares

CNJ aprova resolução que disciplina registro audiovisual em audiências e julgamentos

STF: Barroso propõe cinco critérios para cobertura de tratamentos fora do rol da ANS

Barroso se emociona em pronunciamento e critica sanções americanas

Candidata é multada em R$ 5 mil por vídeo que ridicularizava adversários nas redes sociais

Bolsonaro recebe alta hospitalar e continuará tratamento em casa

Maximum file size: 500 MB