A foto mostra o deputado Alexandre Ramagem. Ele é um homem branco com cabelos escuros.

Moraes determina que Ministério da Justiça providencie pedido de extradição de Ramagem dos EUA

Há 8 horas
Atualizado segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Por Carolina Villela

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (15) que a Secretaria Judiciária da Corte envie ao Ministério da Justiça e Segurança Pública os documentos necessários para formalizar o pedido de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A decisão foi tomada na (EP) 165 após informações de que o condenado fugiu e se encontra foragido nos Estados Unidos.

A documentação a ser encaminhada deve seguir os termos do Tratado de Extradição com os Estados Unidos e conter indicações precisas sobre o local, a data, a natureza e as circunstâncias do fato criminoso, a identidade do extraditando e cópia dos textos legais sobre o crime, a competência, a pena e sua prescrição.

Condenação e evasão do distrito

Ramagem foi condenado em setembro pela Primeira Turma do STF a 16 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão por integrar o núcleo crucial da trama golpista, com crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Em 25 de novembro, o ministro Alexandre de Moraes declarou o trânsito em julgado da ação penal, encerrando a possibilidade de recursos, e determinou o início do cumprimento da pena do réu. Posteriormente, a decisão foi confirmada pela Primeira Turma por unanimidade, consolidando a condenação definitiva.

Com a pena já transitada em julgado e a determinação de início do cumprimento da condenação, Alexandre Ramagem deveria ter se apresentado à Justiça para iniciar a execução da pena em regime fechado. A evasão do distrito de culpa configura agravante no processo e dificulta o cumprimento da sentença condenatória.

Procedimentos formais para extradição definidos

Segundo a determinação do ministro Alexandre de Moraes, toda a documentação deverá ser encaminhada no original, em português, e traduzida oficialmente para o inglês, idioma oficial dos Estados Unidos. O material deve ser acompanhado do formulário para pedido de extradição disponível no site do ministério da Justiça e Segurança Pública, devidamente preenchido.

A decisão considerou a determinação do início do cumprimento da pena privativa de liberdade de Alexandre Ramagem Rodrigues, assim como o fato de que o réu condenado se evadiu do distrito de culpa. As informações recebidas pelo ministro apontam que ele se encontra em território norte-americano, o que motivou o pedido formal de extradição.

O Tratado de Extradição entre Brasil e Estados Unidos estabelece procedimentos específicos que devem ser seguidos rigorosamente para que o pedido seja aceito pelas autoridades americanas. A documentação completa e a tradução juramentada são requisitos essenciais para o processamento da solicitação.

Os próximos dias devem ser decisivos para o futuro político de Alexandre Ramagem. O presidente da Câmara, Hugo Motta, anunciou que o processo contra o parlamentar vai ser levado diretamente ao Plenário sem passar pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), abreviando o rito de análise. Além da pena de 16 anos de prisão, Ramagem também foi condenado a perda do mandato.

Autor

Leia mais

Ministro do STF Dias Toffoli ficado no julgamento

STF autoriza diligências preliminares em apuração sobre o Banco Master

Há 5 horas
Bolsonaro apontando dedo para frente e Alexandre de Moraes com visionomia séria

Moraes envia exames de Bolsonaro para perícia médica que acontece nesta terça-feira

Há 5 horas
Presidente do STM , ministra Maira Elizabeth Teixeira Rocha mulher banca sentada vestindo camisa branca e blazer preto, falando ao micofone

Presidente do STM defende necessidade de um código de conduta para magistrados brasileiros

Há 7 horas
imagem azul de uma bolinha cheia de espinhos sugerindo um vírus

OMS alerta para avanço da variante K do vírus influenza no mundo e destaca grupo de risco

Há 8 horas
Ministro Antonio Saldanha Palheiro, do STJ, durante sessão da 6ªa Turma

STJ tem rejeitado cada vez mais HCs interpostos antes do julgamento de processos que tramitam em instâncias inferiores

Há 8 horas
A foto mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Defesa de Bolsonaro pede autorização urgente para cirurgia e reforça pedido de prisão domiciliar

Há 10 horas
Maximum file size: 500 MB