Walter Delgatti Neto em depoimento à CPI das fake news.

Moraes mantém prisão do hacker Walter Delgatti Neto 

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, manteve a prisão preventiva de Walter Delgatti Neto. O hacker é acusado de invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserir um mandado de prisão falso contra Moraes, além de 11 alvarás de soltura falsos. A deputada Carla Zambelli (PL/SP) também responde na mesma ação penal AP 2428

No pedido de revogação da prisão preventiva, a defesa de Delgatti alegou excesso de prazo e a inexistência de fatos novos/concretos que justifiquem sua prisão, sem prejuízo do deferimento de cautelares diversas. Moraes já havia negado o mesmo pedido em janeiro deste ano. 

Em  fevereiro, o ministro determinou a realização de nova oitiva do acusado pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, com a presença de seus advogados regularmente constituídos para esclarecimento de suas declarações sobre a segurança no ambiente carcerário. Walter Delgatti alegou risco e pediu a transferência para a Penitenciária II em Tremembé/SP. 

Julgamento

A 1° Turma do STF marcou o julgamento da ação em que Delgatti Neto e Carla Zambeli são investigados, em sessão virtual, entre os dias 09 e 16 de maio. A defesa da deputada pediu que o caso fosse retirado da pauta e incluído em julgamento presencial. Os advogados argumentam que precisam fazer as defesas oralmente. Alegam, ainda, que o julgamento de forma virtual “inviabiliza o acompanhamento dos debates, esclarecimentos e, sobretudo, realização da sustentação oral”.

Invasão ao sistema do CNJ

Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), aceita pela 1° Turma, em 2024, Carla Zambelli foi responsável por comandar a invasão de sistemas utilizados pelo Judiciário com o intuito de adulterar informações oficiais. A deputada nega as acusações. 

Já Delgatti, que teria agido sob o comando de Zambelli, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, invadiu dispositivos informáticos utilizados pelo Poder Judiciário, com o objetivo de adulterar informações..

Autor

Leia mais

TSE encerra audiências sobre regras eleitorais de 2026

Há 1 dia

Dino dá 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas e fixa regras provisórias

Há 1 dia

Zanin suspende ação que questiona regras da Anvisa sobre publicidade de alimentos e medicamentos

Há 1 dia
Vista aérea de áraea do derramamento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015

STJ define quais as ações sobre derramamento da barragem do Fundão devem ser julgadas pelo TRF 6

Há 1 dia

Sonhos de Trem, a paisagem humana

Há 1 dia

Defesa de Filipe Martins pede revogação de prisão preventiva

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB