Moraes nega liberação de passaporte de Bolsonaro para ida aos EUA

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta quinta-feira (16.1) a devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro para viagem aos Estados Unidos. Bolsonaro usou a posse de Donald Trump, marcada para o próximo dia 20, como justificativa para pedir a liberação do documento. O caso é analisado na Petição 12.100

Moraes declarou na decisão que, mesmo após o pedido para que a defesa do ex-presidente apresentasse a comprovação do convite oficial, os elementos constados nos autos não demostraram “a existência de convite realizado pelo presidente eleito dos EUA”. 

O ministro também considerou o argumento da Procuradoria-Geral da República, que se manifestou contra a ida de Bolsonaro à posse. Segundo o ministro, há de se considerar entrevistas do ex-presidente para a imprensa em que cogitava pedir asilo político caso fosse responsabilizado penalmente no Brasil.

“Ressalte-se, ainda, que, em diversas outras oportunidades, o indiciado JAIR MESSIAS BOLSONARO manifestou-se, publicamente, ser favorável à fuga de condenados em casos conexos à presente investigação e permanência clandestina no exterior, em especial na Argentina, para evitar a aplicação da lei e das decisões judiciais proferidas, de forma definitiva, pelo PLENÁRIO do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, em virtude da condenação por crimes gravíssimos praticados no dia 8 de janeiro de 2023 à penas privativas de liberdade”, destacou Moraes em trecho da decisão.

Bolsonaro está submetido a medidas cautelares impostas pela Primeira Turma do STF. Conforme a Corte, o ex-presidente está proibido de deixar o país, de manter contato com os demais investigados e não pode participar de cerimônias, festas ou homenagens realizadas no Ministério da Defesa, na Marinha, na Aeronáutica e nas Polícias Militares. O ex-presidente foi indiciado na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado, em 2022.

“Permanecem, portanto, presentes os requisitos de “necessidade e adequação” para manutenção das medidas cautelares impostas pela PRIMEIRA TURMA do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL”, decidiu Moraes.

Autor

Leia mais

A foto mostra o ministro André Mendonça, em sessão do STF. Ele é um homem branco, com cabelos grisalhos e usa óculos.

Mendonça concede prisão domiciliar a investigado por fraude no INSS

Há 12 horas
A foto mostra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele é um homem pardo, calvo e usa terno preto.

Moraes homologa assistente técnico de Bolsonaro para avaliação médica na Papuda

Há 12 horas
Cadetes em formação na FAB -- Força Aérea Brasileira

TRF-1 barra exigência excessiva de documentos em concurso da FAB

Há 16 horas
feminicídio

TJ-SP confirma condenação de homem que matou companheira com 25 facadas

Há 16 horas
Cemitério

Condenação por furto de bronze em cemitério é mantida pelo TJ-SP

Há 16 horas
Fachada da sede do Tribunal Superior do Trabalho

Falta de registro impede comprador de reverter penhora de fazenda na Bahia

Há 16 horas
Maximum file size: 500 MB