Imagem da manifestação golpista de 8 de janeiro em que se vÊ a baderna com um vidro qubrado no primeiro plano

Primeira Turma do STF julga admissibilidade das denúncias contra acusados de planejar golpe de Estado

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Sete pessoas do chamado “Núcleo 4” serão julgadas em três sessões reservadas para esta semana

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal começa nesta terça-feira (6) a analisar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra sete pessoas acusadas de integrar o chamado “Núcleo 4” da tentativa de golpe de Estado. O ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado, reservou três sessões para o julgamento.

As sessões ocorrerão em dois períodos nesta terça-feira, às 9h30 e às 14h, com possibilidade de continuação na quarta-feira (7), a partir das 9h30, caso seja necessário. A análise será conduzida pelos cinco ministros que compõem a Primeira Turma do STF.

Militares e policiais entre os acusados

Os sete denunciados são majoritariamente militares, incluindo dois majores da reserva do Exército, Ailton Gonçalves Moraes Barros e Ângelo Martins Denicoli, além do coronel Reginaldo Vieira de Abreu e do tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida, ambos do Exército.

Também figuram entre os acusados o subtenente do Exército Giancarlo Gomes Rodrigues, o agente da Polícia Federal Marcelo Araújo Bormevet e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, engenheiro civil e presidente do Instituto Voto Legal.

Crimes graves na denúncia

A denúncia da PGR, apresentada em 18 de fevereiro, imputa aos acusados cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O procedimento da sessão seguirá o rito processual padrão. Inicialmente, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, fará a leitura de um resumo da denúncia. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, representando a acusação, terá a palavra.

Análise técnica da denúncia

Os advogados de defesa falarão em ordem alfabética por acusado. Nesta fase processual, a Turma examina apenas requisitos técnicos: se a denúncia atende às exigências mínimas previstas no Código de Processo Penal para a abertura de uma ação penal.

Os ministros verificarão se a acusação apresenta provas da prática dos crimes e indícios suficientes de autoria. Não se trata, portanto, do julgamento de mérito, mas de uma etapa preliminar que pode ou não levar ao recebimento da denúncia.

Cronograma de julgamentos

Este é o terceiro grupo de denunciados a ter suas acusações analisadas pela Primeira Turma. O colegiado já recebeu denúncias contra 14 pessoas acusadas de integrarem os Núcleos 1 e 2 da suposta tentativa de golpe.

Após a análise do Núcleo 4, está agendado para os dias 20 e 21 de maio o julgamento das acusações contra os 12 denunciados que integram o Núcleo 3 do caso. Ao todo, a PGR apresentou denúncias contra 33 pessoas em diferentes núcleos de atuação.

Caso a denúncia contra os sete acusados do Núcleo 4 seja recebida, eles passarão à condição de réus no processo. A partir daí, será aberta nova fase processual, com apresentação de defesas preliminares, produção de provas e interrogatórios, antes do julgamento definitivo.

Autor

Leia mais

Controladores de voo e NAV Brasil assinam acordo com mediação do TST

Há 30 minutos

Justiça reconhece trabalho de tratorista como atividade especial e garante aposentadoria

Há 36 minutos

Mantida condenação de homem por transporte e maus-tratos de animais silvestres

Há 44 minutos

Trabalhador que perdeu braço em acidente tem recurso rejeitado por falha formal

Há 53 minutos

União deve pagar exames genéticos para crianças com doenças raras no Paraná

Há 1 hora

Vagas preferenciais para gestantes em estacionamento são constitucionais

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB