OAB cria observatório para fiscalizar eleição municipal

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) instituiu nesta quinta-feira (05/09) o Observatório Nacional das Eleições Municipais de 2024. O objetivo da iniciativa é fiscalizar e atestar o cumprimento da legislação eleitoral, com destaque especial para candidaturas femininas e negras. Além do combate às fake news.

Segundo o presidente da OAB, Beto Simonetti, o Observatório reflete o compromisso da entidade com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. “A Ordem tem um papel histórico na defesa da democracia e da ordem jurídica. A criação do Observatório Nacional das Eleições de 2024 reforça nosso empenho em garantir que as eleições municipais ocorram de forma transparente e justa”, afirmou.

O Observatório será conduzido de forma nacional e contará com a participação de coordenadores regionais em cada estado e no Distrito Federal. A iniciativa abrangerá a fiscalização de irregularidades, especialmente nos temas relacionados à violência política contra mulheres, proporcionalidade nas composições das chapas, distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do Fundo Partidário, além da distribuição de tempo de propaganda no rádio e na tevê.

O núcleo de fiscalização trabalhará em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação, atuando por meio do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). Um dos focos será a identificação de campanhas de desinformação, especialmente nos meios digitais, com a coleta de denúncias e o monitoramento de manifestações públicas que possam prejudicar o processo democrático.

Em outro modo de atuação, a iniciativa ainda receberá denúncias por meio de canais eletrônicos, como aplicativos de mensagens e e-mail, e emitirá um relatório final após o término do pleito, consolidando as ações realizadas ao longo do período eleitoral.

Autor

Leia mais

Sabatina de Paulo Gonet para novo mandato como PGR será em 12/11

CCJ aprova recondução de Paulo Gonet à frente da PGR; sabatina está marcada para 12 de novembro

Há 37 segundos
Vinícius Motta

Para Ti, e para nós. O violão de Vinicius Motta

Há 8 minutos

Crime organizado virou questão de Estado e não só das grandes cidades, diz Fachin em lançamento de programa para presos

Há 9 minutos
IML do Rio de Janeiro

Governo do Rio identifica 99 mortos em megaoperação e diz que 42 eram procurados

Há 45 minutos
Mototaxistas circulando em São Paulo

STF analisa suspensão de lei paulista que regulamenta mototáxi por aplicativo

Há 56 minutos
TJPE anula portaria que obrigava clubes de futebol a jogar sem presença dos torcedores

TJPE anula portaria que proibia presnça da torcida do Sport e Santa Cruz por cinco jogos

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB