OAB e Sebrae anunciam convênio para apoiar jovens advogados empreendedores

Há 23 minutos
Atualizado quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Da Redação

O Conselho Federal da OAB e o Sebrae Nacional anunciaram um convênio para oferecer capacitação em empreendedorismo e gestão de escritórios à jovem advocacia, incluindo qualificação para atendimento jurídico a pequenos negócios. O anúncio foi feito durante a abertura do Encontro Nacional dos Advogados do Sistema Sebrae (Enass), mas a assinatura formal do acordo ainda será agendada.

A parceria tem como objetivo fortalecer a atuação de advogados iniciantes e pequenos escritórios por meio das trilhas de capacitação e gestão desenvolvidas pelo Sebrae. A secretária-geral da OAB, Rose Morais, enfatizou que a iniciativa busca tornar a atuação profissional “mais eficiente, sustentável, qualificada e próxima da sociedade”.

No evento, realizado na OAB-DF, a secretária-geral destacou que “a presença conjunta da advocacia e do Sebrae demonstra a importância de dialogar com essas realidades. Aqui, discutimos, de forma prática, os caminhos para tornar a atuação profissional mais eficiente, sustentável, qualificada e próxima da sociedade a que servimos”.

Mais eficiência na atuação

“Este é um debate que integra a organização jurídica, a independência profissional e a responsabilidade social”, afirmou Rose Morais, destacando o papel simbólico e estratégico do encontro. Segundo ela, o evento reúne instituições que compartilham a missão de apoiar aqueles que constroem o futuro do trabalho e da cidadania. E “estratégico, pois projeta a advocacia em sintonia com as demandas contemporâneas da sociedade e com os instrumentos de apoio que o Sebrae oferece em todo o território nacional”, elencou.

O gerente jurídico do Sebrae, Thiago Bouza, reforçou a importância da parceria: “Este convênio levará nossas trilhas de capacitação e gestão do Sebrae a um público que tanto necessita: a jovem advocacia, os advogados iniciantes e os pequenos escritórios. Em breve, formalizaremos este acordo”.

Bouza também destacou que o evento abordará a ética no contexto da inteligência artificial e das novas tecnologias, temas prioritários para ambas as instituições.

Desenvolvimento profissional e networking


Para o presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Poli Siqueira, o evento é uma oportunidade para os participantes aprimorarem conhecimentos, fazerem networking e se manterem atualizados. “É uma honra para nossa casa receber o Encontro Nacional dos Advogados do Sebrae, instituição de grande relevância para o desenvolvimento econômico do país. O Sebrae, diante de seus desafios, conta com um jurídico de excelência, composto por profissionais dedicados à constante especialização”, afirmou.

Já o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, afirmou que “há uma tarefa permanente do que somos e pertencemos, que é a nossa paixão fundamental que é o exercício da advocacia. E, nessa paixão, temos que entender o nosso compromisso e a nossa responsabilidade, que começa com o Estado de Direito”.  

Autor

Leia mais

MPF age contra 828 permissões irregulares de garimpo na Amazônia às vésperas da COP30

MP Eleitoral faz acordo para combater violência política contra mulheres nas eleições de 2026

Justiça terá resposta mais rápida em desastres ambientais com prioridade para os mais vulneráveis

CNJ cria comitê para fiscalizar uso de IA no Judiciário brasileiro

STJ divulga nota oficial em solidariedade ao ministro Benedito Gonçalves

STJ divulga nota oficial em solidariedade ao ministro Benedito Gonçalves, único do Tribunal alvo de sanções impostas pelos EUA

Motoboys entregadores que trabalham para aplicativos de entrega questionam uberização do trabalhop

STF segue ouvindo as partes no processo da uberização

Maximum file size: 500 MB