Da Redação
O Conselho Federal da OAB e o Sebrae Nacional anunciaram um convênio para oferecer capacitação em empreendedorismo e gestão de escritórios à jovem advocacia, incluindo qualificação para atendimento jurídico a pequenos negócios. O anúncio foi feito durante a abertura do Encontro Nacional dos Advogados do Sistema Sebrae (Enass), mas a assinatura formal do acordo ainda será agendada.
A parceria tem como objetivo fortalecer a atuação de advogados iniciantes e pequenos escritórios por meio das trilhas de capacitação e gestão desenvolvidas pelo Sebrae. A secretária-geral da OAB, Rose Morais, enfatizou que a iniciativa busca tornar a atuação profissional “mais eficiente, sustentável, qualificada e próxima da sociedade”.
No evento, realizado na OAB-DF, a secretária-geral destacou que “a presença conjunta da advocacia e do Sebrae demonstra a importância de dialogar com essas realidades. Aqui, discutimos, de forma prática, os caminhos para tornar a atuação profissional mais eficiente, sustentável, qualificada e próxima da sociedade a que servimos”.
Mais eficiência na atuação
“Este é um debate que integra a organização jurídica, a independência profissional e a responsabilidade social”, afirmou Rose Morais, destacando o papel simbólico e estratégico do encontro. Segundo ela, o evento reúne instituições que compartilham a missão de apoiar aqueles que constroem o futuro do trabalho e da cidadania. E “estratégico, pois projeta a advocacia em sintonia com as demandas contemporâneas da sociedade e com os instrumentos de apoio que o Sebrae oferece em todo o território nacional”, elencou.
O gerente jurídico do Sebrae, Thiago Bouza, reforçou a importância da parceria: “Este convênio levará nossas trilhas de capacitação e gestão do Sebrae a um público que tanto necessita: a jovem advocacia, os advogados iniciantes e os pequenos escritórios. Em breve, formalizaremos este acordo”.
Bouza também destacou que o evento abordará a ética no contexto da inteligência artificial e das novas tecnologias, temas prioritários para ambas as instituições.
Desenvolvimento profissional e networking
Para o presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Poli Siqueira, o evento é uma oportunidade para os participantes aprimorarem conhecimentos, fazerem networking e se manterem atualizados. “É uma honra para nossa casa receber o Encontro Nacional dos Advogados do Sebrae, instituição de grande relevância para o desenvolvimento econômico do país. O Sebrae, diante de seus desafios, conta com um jurídico de excelência, composto por profissionais dedicados à constante especialização”, afirmou.
Já o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, afirmou que “há uma tarefa permanente do que somos e pertencemos, que é a nossa paixão fundamental que é o exercício da advocacia. E, nessa paixão, temos que entender o nosso compromisso e a nossa responsabilidade, que começa com o Estado de Direito”.