Obras de Oswald de Andrade e Getúlio Vargas passam a ser de domínio público

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A partir de agora, todas as obras do escritor Oswald de Andrade e do ex-presidente da República Getúlio Vargas passam a ser de domínio público, em função do que determina a Lei de Direitos Autorais (Lei 12.853/2013). 

Embora essa legislação, aprovada em 2013, tenha atualizado a lei anterior sobre o tema e sido muito bem discutida, com a presença de artistas e escritores no Congresso, os parlamentares mantiveram a norma — que desagradou vários parentes de intelectuais famosos. 

Isto acontece porque, no seu artigo 41, a legislação determina que os direitos autorais valem por 70 anos contados a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte à morte do autor. Depois disso, passam a ser de domínio público.

Apesar do lobby feito por familiares e escritores a muitos parlamentares no Congresso durante a tramitação do projeto de atualização da lei e de ações judiciais apresentadas por eles no Judiciário, como forma de abrir precedentes neste sentido, todas foram encerradas sem êxito.

Pois desde 2015 existe um entendimento entre a maioria dos deputados e senadores de que é preciso estimular a cultura nacional e permitir a inclusão das obras desses escritores entre a população que tem menos acesso à leitura — motivo pelo qual o disposto no artigo 41 é o melhor caminho para isso.

No Superior Tribunal de Justiça, em especial, recurso que teve como relatora a ministra Nancy Andrighi no último semestre deixou claro: não há como se opor à legislação, mesmo se os parentes comprovarem que dependem dos rendimentos desses direitos autorais, porque compete somente ao Legislativo alterar o dispositivo da lei.

No caso de Andrade e Vargas, ambos faleceram em 1954. Por isso, o prazo de 70 anos para liberação de suas obras, contado a partir de 1955, deixou de vigorar desde ontem (01/01). 

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 14 horas
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 15 horas

Vai voadeira, segue viagem

Há 15 horas
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 17 horas

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 17 horas

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 18 horas
Maximum file size: 500 MB