OEA e Parlasul vão acompanhar eleições municipais no Brasil

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Parlamento do Mercosul (Parlasul) vão acompanhar as eleições municipais no Brasil. As instituições firmaram acordos com o Tribunal Superior Eleitoral para as Missões de Observação Eleitoral nas Eleições Municipais de 2024.

No acordo firmado, os delegados das missões poderão acompanhar o primeiro e o segundo turno das Eleições Municipais de 2024, que vão ocorrer nos dias 6 e 27 de outubro, respectivamente. A assinatura dos acordos abrange os requisitos legais para a atuação independente e segura das missões da OEA e do Parlasul como entidades observadoras das eleições de outubro.

A Missão de Observação Eleitoral internacional é independente, o que assegura a plena autonomia dos observadores que a integram. Para que o grupo alcance os principais objetivos – colaborar com o aperfeiçoamento do sistema eleitoral de um país e ajudar a fortalecer a democracia no mundo – é assinado um acordo antes da realização da eleição, com direitos e obrigações das partes.  

O TSE garantirá o pleno acesso às suas instalações aos observadores internacionais, além de disponibilizar as informações. As missões desempenharão suas funções de observação sem prejudicar a soberania do Estado brasileiro e a independência e autonomia do TSE.

A OEA já acompanhou as eleições no país ocorridas em 2018, 2020 e 2022. Enquanto o Parlasul participará como Missão Observadora pela segunda vez nas eleições deste ano. A primeira foi em 2022.

Autor

Leia mais

Sede do TCU em Brasília

TCU inicia inspeção sobre caso Master no Banco Central

Há 30 minutos
lula sanciona reforma tributária no Planalto

Lula sanciona reforma tributária e lança plataforma digital com cálculo automático de impostos

Há 32 minutos
lula nomeia lima e silva ministro da justiça

Lula nomeia Wellington Lima e Silva para o Ministério da Justiça e Segurança Pública

Há 40 minutos
minnrapolis eua

Tensão em Minneapolis: moradores denunciam ações abusivas de agentes federais

Há 46 minutos

Lula confirma Wellington César como novo ministro da Justiça

Há 9 horas
Edifício-sede do INSS em Brasília

Perto de 1 milhão de beneficiários ainda não pediram o ressarcimento do dinheiro retirado dos seus proventos ao INSS

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB