O embaixador Agustín Espinosa, chefe da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), visitou pela manhã seções de votação no município de Valparaíso de Goiás, neste domingo (06/10), no 1º turno das eleições municipais no Brasil.
“Não temos percebido nenhuma anormalidade. Obviamente, o processo acaba de começar. Temos visitado já algumas escolas, eu pessoalmente e a minha equipe, e posso dizer que, até agora, a observação tem sido completamente normal”, afirmou a jornalistas após visita ao Colégio Militar Fernando Pessoa, um dos principais pontos de votação do município de Valparaíso (DF).
A Missão da OEA chegou ao Brasil no dia 27 de setembro e conta com 15 especialistas provenientes de nove países da região, que estão distribuídos pelos estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
Agustín agradeceu ao governo brasileiro e ao Tribunal Superior Eleitoral por terem confiado à OEA, pela quarta vez, a oportunidade de observação durante o processo eleitoral. O objetivo dos especialistas é observar temas como organização, tecnologia, Justiça Eleitoral, participação política das mulheres, dos povos indígenas e dos afrodescendentes, financiamento político, campanhas, mídia, comunicação digital e violência eleitoral.
Após a finalização das eleições, a OEA entregará um relatório preliminar com observações e recomendações, visando continuar contribuindo para os processos democráticos do país.
As eleições municipais acontecem em 26 estados brasileiros e conta com mais de 155 milhões de brasileiros aptos a votar nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios.
Com informações da CNN