A foto mostra agentes da Polícia Federal em uma operação.

Overclean: PF realiza quarta da operação contra desvio de emendas na Bahia e deputado federal é um dos alvos

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Carolina Villela

A Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal deflagraram nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean contra uma organização criminosa suspeita de desviar recursos milionários de emendas parlamentares destinadas a três municípios baianos. A PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga.

Um dos alvos da operação é o deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA). Há indícios de que o assessor do parlamentar tenha atuado como operador financeiro do esquema. Além disso, três servidores públicos foram afastados cautelarmente de suas funções.

Os mandados judiciais foram autorizados pelo relator das investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Kássio Nunes Marques.

Esquema de desvio milionário de emendas

O esquema investigado teria atuado entre 2021 e 2024 nos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, manipulando a liberação de recursos federais mediante pagamento de propina. O grupo teria atuado na manipulação de licitações públicas, direcionando contratos para empresas específicas em troca de vantagens financeiras.

Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.

Deputado investigado nega envolvimento

Por meio de nota enviada ao HJur, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), afirmou que foi “surpreendido ao ser apontado como alvo de uma nova etapa da Operação Overclean”, deflagrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal.

Félix Mendonça negou que ele ou qualquer assessor do seu gabinete tenham cometido irregularidade no envio de emendas parlamentares para municípios baianos, sejam os citados na operação ou qualquer outro.

O deputado ressalta que as emendas para custeio ou investimentos nos municípios são solicitadas por prefeitos ou lideranças, sendo esperado que os recursos sejam aplicados de forma lícita, com a obtenção de ganho exclusivamente político.

O deputado diz ainda que “sempre atuou na vida pública com correção, ética e seriedade e que está colaborando com as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos o mais rápido possível”.

Autor

Leia mais

Lula cabisbaixo e triste com a mão na cabeça

Lula justifica encontro com Vorcaro e diz que “lei é igual para todos” em referência a Lulinha e o INS

Há 7 minutos
STJ autoriza uso de medidas atípicas em processos de execução, mediante regras específicas

STJ deve afastar Marco Buzzi após sindicância por acusação de assédio

Há 2 horas
Ministro Edson Fachin, presidente do STF

Fachin adia reunião sobre código de ética em meio a embates no STF

Há 2 horas
Estátua da Justiça ao lado do martelo

Achado pela Interpol, homem acusado de homicídio que estava na França é finalmente julgado pela Justiça do DF 

Há 12 horas

STF valida norma que prevê aumento de pena para crimes contra honra de funcionários públicos

Há 14 horas
Ministro Og Fernandes, durante sessão do STJ

Demanda previdenciária cujo valor possa ser calculado com base na sentença, pode dispensar remessa necessária, diz STJ

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB