Por Hylda Cavalcanti
Terminou no início da noite deste sábado (03/01) a segunda reunião do dia no Itamaraty, realizada entre o presidente Lula e representantes do Governo Federal para discutir a crise que envolve os EUA e a Venezuela. O governo brasileiro disse que oficialmente, considera a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, nova governante da Venezuela — após a prisão, pelo governo norte-americano, do presidente Nicolás Maduro.
A informação foi transmitida, ao final da reunião, pela ministra interina de Relações Internacionais, a diplomata Maria Laura da Rocha, que está à frente da pasta enquanto o ministro Mauro Vieira, se encontra em trânsito, retornando a Brasília. “Nossa posição é a do presidente Lula desde a manhã. Ele já reiterou que o Brasil é a favor do direito internacional, contra qualquer tipo de invasão territorial, pela soberania dos países”, enfatizou a ministra.
Reuniões da CELAC e da ONU
De acordo com Maria Laura, duas reuniões estão programadas para tratar a questão da crise entre Estados Unidos e Venezuela nos próximos dias. Neste domingo (04/01), está sendo organizada uma reunião entre representantes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para tratar a questão — mas o evento ainda não foi confirmado..
E na segunda-feira (05/01) será realizada reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil participará das duas reuniões e, de acordo com a ministra, o presidente Lula pretende aproveitar o encontro para reiterar a posição do Brasil a favor da soberania da Venezuela. Só depois dessa reunião deverá acontecer algum contato entre representantes do governo brasileiro e o governo norte-americano.
Pedido da Colômbia
Além do conselho de segurança, a Colômbia pediu uma reunião aberta e mais ampla na ONU, com o apoio da Rússia e da China. Nesta segunda reunião o presidente Lula voltou a participar por videoconferência, uma vez que ainda está no Rio de Janeiro.
Participaram presencialmente do encontro, no Itamaraty, além de Lula e da ministra Maria Laura da Rocha, a ministra interina da Casa Civil, Miriam Belchior; o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; e o secretário de Comunicação da Presidência, Sidônio Palmeira. A embaixadora do Brasil em Caracas também participou pela internet.
— Com informações do Itamaraty e da Agência Brasil


