Pela primeira vez, votação municipal será simultânea em todo o país

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Numa campanha marcada pelo aumento da violência política, o crescimento do número de jovens eleitores e a estreia de um novo município com cargos eletivos, os brasileiros voltam às urnas no próximo domigo para execer seu direito de escolher os dirigentes de suas cidades. Pela primera vez, a eleição será simultânea em todo país, uma vez que não existe mais o horário de verão que varia de região para região. A abertura e fechamento das urnas, portanto, seguirá o horário de Brasília.

Mais de 155,9 milhões brasileiros estão aptos a votar no pleito deste ano e vão escolher entre os 463 mil candidatos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Nos 5.569 municípios, os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para exercer os mandatos pelos próximos quatro anos. Neste ano, são 15.573 candidatos disputando uma das 5.569 vagas de prefeito. Nas câmaras municipais, são mais de 431 mil candidatos lutando por uma das 58 mil cadeiras.  

Eleição mais violenta

Segundo dados Observatório da Violência Política e Eleitoral, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), de janeiro até 16 de setembro, foram registrados 455 casos de violências contra lideranças políticas no Brasil. São Paulo é o estado onde ocorreu maior quantidade de agressões políticas, num total de 29 casos, seguido de Rio de Janeiro, com 20 casos, e Piauí, com 14.

O estudo aponta casos como agressão, roubo, violência física, psicológica e econômica contra as lideranças políticas. Em situações mais graves, também houve casos de homicídio. Para as eleições, o TSE autorizou o envio do reforço policial em 12 estados brasileiros.

Primeira eleição e maiores colégios

Das mais de cinco mil cidades que terão eleições em todo país, o município de Boa Esperança do Norte (MT) elegerá prefeito e vereadores pela primeira vez. A cidade teve emancipação reconhecida no ano passado, após decisão do Supremo Tribunal Federal, e conta com 4.343 eleitores.

Os maiores colégios eleitorais são os municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de pessoas aptas a votar, respectivamente.

Conforme os registros do TSE, 212 municípios em 19 estados terão candidaturas únicas, ou seja, são candidatos que com apenas um voto podem ser eleitos. O Rio Grande do Sul é o estado com maior número, 43 municípios, seguido por Minas Gerais, com 41, e São Paulo, com 26. Os outros estados também com números expressivos são: Goiás e Paraná, com 18 cada, e Piauí, com 11.  


Eleitorado mais jovem

Em 2024, o eleitorado jovem cresceu 78%, em comparação com o alistamento eleitoral em 2020. Dos mais de 155 milhões eleitores que poderão ir às urnas para eleger seus representantes, os jovens com idade entre 16 e 24 anos representam 12%; em números totais são 20.164.525 jovens eleitores.

Entre os jovens de 16 e 17 anos, que não são obrigados a votar, 1.836.081 eleitoras e eleitores estão inscritos para a votação, o que representa 1% do total do eleitorado.

Diferença entre modelos para eleger prefeitos e vereadores

Apesar da eleição municipal eleger prefeitos e vereadores no mesmo pleito, o sistema eleitoral brasileiro atual segue dois modelos diferentes para esses dois grupos de representantes. No caso dos chefes do Executivo municipal, os cargos são eleitos pelo sistema majoritário de votação, que é o mesmo sistema pelo qual candidatas e candidatos aos cargos de presidente da República, governador de estado e senador são eleitos. Nesse modelo, é eleito quem recebe o maior número de votos válidos.

Enquanto para os representantes do Legislativo municipal, o sistema adotado é o proporcional. Por esse sistema, o eleitor escolhe em quem votar entre os nomes apresentados por um partido. No entanto, os candidatos só serão eleitos a depender do quociente eleitoral, que é a soma do número de votos válidos dividida pelo número de cadeiras em disputa. A partir do quociente, analisa-se o quociente partidário, que é o resultado do número de votos válidos obtidos divididos pelo quociente eleitoral. O saldo da conta vai corresponder ao número de cadeiras a serem ocupadas por cada partido.

Resultados das eleições

A contagem e divulgação dos votos serão feitas em tempo real, a partir das 17h, horário de Brasília, no Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2024. O resultado também estará disponível pelo site do TSE

Autor

Leia mais

Corpos de vítimas da PM do Rio de Janeiro são enfileirados a céu aberto por populares

Governo do RJ defende legalidade e proporção no uso da força na Operação Contenção

Há 10 horas
TRF 4 suspende sentença que anulou processo seletivo para transgêneros em universidade

TRF4 suspende decisão que anulava cotas para pessoas trans na FURG

Há 12 horas

Mauro Cid tem tornozeleira eletrônica retirada após audiência no STF nesta segunda-feira (3)

Há 13 horas

Moraes nega sexto pedido da defesa e mantém prisão preventiva de Braga Netto

Há 13 horas

STF marca julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro por coação processual

Há 14 horas
TST mantém condenação ao Bradesco por abrir agência durante greve de vigilantes

TST mantém condenação ao Bradesco por abrir agência durante greve de vigilantes na Bahia

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB