A foto mostra o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado e o tenente-coronel Mauro Cid. Os dois homens brancos e usam ternos escuros.

PF prende ex- ministro Gilson Machado e Mauro Cid tem novo pedido de prisão revogado 

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O tenente-coronel Mauro Cid por pouco não voltou à cadeia. Segundo a defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, após decretar a prisão de Cid, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, revogou a ordem. No entanto, o militar foi alvo de busca e apreensão nesta sexta-feira (13), e presta depoimento à Polícia Federal nesta manhã.

A operação investiga uma suposta tentativa de Mauro Cid de obter cidadania portuguesa para deixar o país. O plano teria a ajuda do ex-ministro do Turismo Gilson Machado, que foi preso mais cedo pela PF em casa, no Recife (PE). 

A prisão preventiva de Machado também teria sido decretada por Moraes. O ex- ministro teria atuado junto ao Consulado de Portugal em Recife, em maio de 2025, para obter a emissão de um passaporte português para Cid.

O que diz a defesa de Mauro Cid

O advogado de Mauro Cid, César Bittencourt, negou as acusações, afirmou que nada foi apreendido na casa do tenente-coronel e que ele está “ansioso” diante da situação. 

Bittencourt também negou que Mauro Cid tenha usado os perfis intitulados Gabriela R” ou “@Gabrielar702 “para falar sobre seus depoimentos concedidos à Polícia Federal durante a colaboração premiada, como foi revelado pela revista “Veja”. 

Em manifestação enviada ao STF nesta quinta-feira(12) a defesa  alegou “total falsidade da matéria e de seu conteúdo afirmando que esse perfil não é e nunca foi utilizado por Mauro Cid, pois, ainda que seja coincidente com o nome de sua esposa (Gabriela), não tem nenhuma relação com ela.

O advogado também pediu ao ministro Alexandre de Moraes a abertura de investigação para apurar a titularidade e o uso dos perfis Gabriela R” ou “@Gabrielar702. Por fim, reiterou, mais uma vez, que “Mauro Cid cumpriu todos os termos de sua colaboração premiada, inclusive, quanto ao sigilo e demais cautelares diversas da prisão que lhe foi concedido”.

Polícia Federal

Em nota, a Polícia Federal informou que cumpriu, nesta sexta-feira (13/6), dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.  As ordens judicias foram cumpridas em Recife/PE e Brasília/DF.

Autor

Leia mais

Cadastramento para participar da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

Congresso de Direito Urbanístico discute Plano Diretor do DF e os desafios do crescimento urbano

Há 6 minutos

Após invalidar reajuste por idade em planos de saúde contratados antes de 2003, STF retoma julgamento para definir as regras

Há 8 minutos
Presidente do STM chama colega que a criticou de “misógino”

Confusão no STM: depois de criticada por fala contra a ditadura, presidente da Corte chama colega de “misógino”

Há 14 minutos

A América Que Ainda Deve Ser: Nova York, a Vitória de Zohran Mamdani e o Sonho Reencontrado – por Celso de Mello

Há 1 hora
Encontro do Fonavid este ano tem como destaque o papel da educação e da comunicação

17º encontro do Fonavid destacará papel da educação no enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres

Há 2 horas

TRF3 define que Justiça Federal deve julgar casos de racismo religioso cometidos na internet

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB