Serere Xavante é preso na fronteira entre Brasil e Argentina

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O líder indígena Serere Xavante foi preso na noite de domingo (22.12) pela Polícia Federal na fronteira entre o Brasil e a Argentina. A prisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal, por descumprimento de medidas cautelares relacionadas a sua condenação por incitação a atos antidemocráticos. Segundo a PF, ele era considerado foragido da Justiça brasileira. 

Após a prisão, Serere Xavante foi conduzido a uma unidade da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR) e se encontra à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

Em dezembro de 2022, ele foi detido por ameaças a integrantes do STF e por ter invadido o terminal de um aeroporto e convocado pessoas armadas para impedir a diplomação do presidente Lula pela Justiça Eleitoral. O líder indígena foi solto em setembro de 2023 com a condição de usar tornozeleira eletrônica. Mas violou as medidas cautelares e fugiu para a Argentina, em busca de asilo político.

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 22 horas
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 23 horas

Vai voadeira, segue viagem

Há 23 horas
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 1 dia

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 1 dia

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB