PLP que regula emendas parlamentares é apresentado no Senado

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O relator do Orçamento 2025, senador Angelo Coronel (PSD-BA), protocolou, nesta sexta-feira (25/10), o projeto de lei complementar (PLP) nº 172/2024 que visa regulamentar e aumentar a transparência para a liberação e execução das emendas parlamentares de comissão e de relator, conhecidas como *orçamento secreto”.

O texto foi elaborado após reunião, nesta quarta-feira (23/10), dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso; do Senado, Rodrigo Pacheco; e da Câmara, Arthur Lira. O combinado é que o projeto seria apresentado até esta quinta-feira (24.10), mas houve atraso de um dia.  A previsão é que o PLP seja votado tanto na Câmara quanto no Senado, nas próximas semanas.

Após a votação nas duas casas, o ministro do STF Flávio Dino, relator das ações que trata do tema no Supremo, irá avaliar a continuidade da execução das emendas e submeter o tema à análise do plenário.

Neste mês, a suspensão do pagamento desses recursos foi mantida pelo ministro. Na decisão, Dino ressaltou que a liberação do pagamento só será viável quando o Congresso e governo cumprirem as determinações do STF. 

 A execução das emendas parlamentares deverá observar critérios como eficiência , eficácia e efetividade. 

O texto do projeto prevê que as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária anual (PLOA) podem ser feitas por transferências especiais, que devem priorizar o término de obras inacabadas. O autor precisará informar o objeto e o valor da transferência, e o beneficiado deverá indicar a agência para onde o recurso deve ser depositado.

O Tribunal de Contas da União, tribunais de contas estaduais e municipais, quando for o caso, e órgãos de controle interno competentes devem fiscalizar a execução das emendas parlamentares.

Além disso, os relatórios de monitoramento e avaliação deverão ser encaminhados ao Congresso Nacional e aos órgãos de controle interno e externo e divulgados em plataformas de transparência governamental, garantindo o acesso público às informações.

 

Autor

Leia mais

Ministro Alexandre de Moraes autoriza Daniel Silveira a participar de formatura da filha em 2026

Há 16 horas
Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus

Justiça de São Paulo rejeita pedido de Edir Macedo para retirada de imagens de documentário da Netflix

Há 17 horas
Hacker Walter Delgatti Neto, condenado pelo STF

PGR se manifesta pela progressão de regime prisional de hacker Walter Delgatti Neto

Há 18 horas

STF condena nove militares e policial do “Núcleo 3”, o chamado grupo armado dos “kids pretos” da trama golpista

Há 18 horas
A foto mostra a fachada do prédio do INSS, em Brasília.

AGU ajuiza mais um lote de ações regressivas contra descontos fraudulentos em aposentadorias do INSS

Há 19 horas
Prédio sede do Club de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro

Justiça do Rio de Janeiro homologa plano de pagamento no processo de recuperação judicial do Vasco

Há 19 horas
Maximum file size: 500 MB