PLP que regula emendas parlamentares é apresentado no Senado

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O relator do Orçamento 2025, senador Angelo Coronel (PSD-BA), protocolou, nesta sexta-feira (25/10), o projeto de lei complementar (PLP) nº 172/2024 que visa regulamentar e aumentar a transparência para a liberação e execução das emendas parlamentares de comissão e de relator, conhecidas como *orçamento secreto”.

O texto foi elaborado após reunião, nesta quarta-feira (23/10), dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso; do Senado, Rodrigo Pacheco; e da Câmara, Arthur Lira. O combinado é que o projeto seria apresentado até esta quinta-feira (24.10), mas houve atraso de um dia.  A previsão é que o PLP seja votado tanto na Câmara quanto no Senado, nas próximas semanas.

Após a votação nas duas casas, o ministro do STF Flávio Dino, relator das ações que trata do tema no Supremo, irá avaliar a continuidade da execução das emendas e submeter o tema à análise do plenário.

Neste mês, a suspensão do pagamento desses recursos foi mantida pelo ministro. Na decisão, Dino ressaltou que a liberação do pagamento só será viável quando o Congresso e governo cumprirem as determinações do STF. 

 A execução das emendas parlamentares deverá observar critérios como eficiência , eficácia e efetividade. 

O texto do projeto prevê que as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária anual (PLOA) podem ser feitas por transferências especiais, que devem priorizar o término de obras inacabadas. O autor precisará informar o objeto e o valor da transferência, e o beneficiado deverá indicar a agência para onde o recurso deve ser depositado.

O Tribunal de Contas da União, tribunais de contas estaduais e municipais, quando for o caso, e órgãos de controle interno competentes devem fiscalizar a execução das emendas parlamentares.

Além disso, os relatórios de monitoramento e avaliação deverão ser encaminhados ao Congresso Nacional e aos órgãos de controle interno e externo e divulgados em plataformas de transparência governamental, garantindo o acesso público às informações.

 

Autor

Leia mais

STF julga recurso do INSS contra decisão de 2022 que permitia a escolha da melhor regra para o cálculo da aposentadoria

Há 10 horas
Eduardo Bolsonaro, que pode ser processado por campanha de perseguição contra Alexandre de Moraes

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Há 13 horas

Corregedor de Justiça intima Operador de Registro Civil a prestar informações sobre novo serviço para obtenção de certidões

Há 13 horas
CNJ aposenta juiz que durante anos reteve em casa processos e documentos oficiais

CNJ aposenta juiz que por anos reteve em casa, sem qualquer justificativa, processos e documentos oficiais

Há 13 horas
A imagem mostra um homem usando cigarro eletrônico. A comercialização e fabricação do produto são proibidas pela Anvisa no Brasil.

STF retoma julgamento sobre proibição de cigarros com aditivos pela Anvisa

Há 13 horas

Moraes e Dino votam para tornar Eduardo Bolsonaro réu no STF

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB